Por meio dos indicadores comerciais, é possível monitorar e avaliar resultados em relação ao que foi previsto e definido como objetivo a ser alcançado.
Ao monitorar os indicadores, você pode observar evidências da evolução e crescimento das vendas
Quais são os principais indicadores comerciais?
Há diversos tipos e opções de indicadores comerciais que você pode escolher monitorar.
Cada negócio possui sua própria realidade e exige o acompanhamento do seu próprio conjunto de indicadores comerciais
O primeiro aspecto a considerar nessa escolha é que os indicadores trabalhados sejam viáveis e fáceis de mensurar.
também é importante que tenham relevância para os objetivos estratégicos traçados pela empresa
Há alguns indicadores que são muito utilizados por equipes de vendas modernas e de alta performance, de diferentes segmentos comerciais.
Indicadores de:
resultado: Volume de Vendas / Faturamentoeficiência: Taxa de Conversão em Vendasrecorrência: Taxa de Recompra / MRR (Monthly Recurring Revenue);
rentabilidade: Margem / Ticket MédioOutros indicadores importantes: CAC (Custo de Aquisição por Cliente) / Ciclo de Vendas / Upsell, Cross-sell e Itens por Cupom.
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Se tratando da atuação como integrador solar, os principais indicadores a serem observados são a taxa de conversão em vendas e o ticket médio.
Taxa de conversão de vendas
Seu cálculo é realizado de acordo com o nível de gestão ou acompreensão da taxa de conversão de cada empresa.
Algumas empresas medem essa taxa de acordo com a emissão de propostas e vendas efetivadas
enquanto que outras preferem relacionar com um nível de prospecção mais estruturado
Por isso, é preciso monitorar a taxa de conversão levando em conta a estrutura da empresa.
Você provavelmente sabe em que momento do pipeline é mais comum que os interessados em energia solar fiquem mais hesitantes em dar prosseguimento com a contratação do serviço