Como utilizar o storytelling no follow-up de vendas em energia solar?

Imagine uma empresa preocupada com o impacto ambiental de suas operações e em busca de uma solução sustentável para reduzir sua emissão de carbono. Seus gestores sabem que a energia solar é uma opção viável, mas ainda têm dúvidas sobre o investimento e o funcionamento do sistema. Este é um ótimo exemplo de storytelling, e veremos aqui, como aplicá-lo ao follow-up de vendas.

Conseguiu visualizar a ideia acima? Pois bem, é justamente nesse tipo de ocasião que o vendedor de energia solar pode utilizar desse recurso para conquistar a confiança dos gestores da empresa. Em vez de apresentar apenas dados técnicos e números, o vendedor pode contar uma história sobre outra empresa, com operações semelhantes a essa que está em busca de uma solução para seu impacto ambiental, e como a instalação de um sistema de energia solar transformou completamente sua atuação.

O profissional deve contar como os gastos com energia foram drasticamente reduzidos, como a empresa passou a ser mais independente em relação à concessionária de energia elétrica e como a organização passou a ser mais valorizada no seu setor de atuação devido à preocupação com questões ambientais. Essa história não apenas pode ajudar a esclarecer as dúvidas dos gestores da empresa, como também cria uma conexão emocional com o vendedor.

A história permite que o cliente visualize e se identifique com os benefícios de um sistema de energia solar em uma situação real, tornando mais fácil a decisão de investir em uma solução sustentável. Viu só como o storytelling pode ter papel determinante no investimento no setor fotovoltaico? Confira a seguir mais detalhes sobre essa estratégia e como ela pode ser utilizada no follow-up de vendas de energia solar.

O que é storytelling? 

Em tradução livre, o termo storytelling significa “contar histórias”. No mundo dos negócios, o storytelling diz respeito à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto ou serviço para agregar mais valor a ele e à marca. O storytelling é, basicamente, uma narrativa desenvolvida com o objetivo de prender a atenção de um potencial cliente e torná-lo mais próximo da sua empresa.

No processo de vendas, essa estratégia é especialmente valorizada. O objetivo é despertar emoções por meio de histórias convincentes e relevantes. Para aplicar o storytelling, é preciso ir além das características do produto ou serviço, e atingir níveis mais subjetivos para criar um vínculo emocional entre a marca e seu público.

Para aplicar o storytelling, é preciso ir além das características do produto ou serviço, e atingir níveis mais subjetivos para criar um vínculo emocional entre a marca e seu público. Ao recorrer a narrativas que se assemelham à situação do cliente, o vendedor possibilita que ele considere a compra com mais identificação e naturalidade. O storytelling é realmente um recurso muito poderoso.

Quais as vantagens que o storytelling oferece para vendas? 

A identificação é uma das principais possibilidades que o uso do storytelling oferece. Ao utilizá-lo adequadamente, o profissional de vendas pode mostrar como o personagem da sua história superou os desafios e obstáculos que surgiram em seu caminho e como uma solução como a da sua empresa pode contribuir com isso.

A partir disso, é possível criar rapport com o cliente, ou seja, entrar no mundo dele e fazê-lo entender que vocês têm um forte laço em comum. Essa conexão é a responsável por fazer com que o cliente se identifique com a história contada, mostrando que sua empresa está preparada para lidar com o problema dele, porque já fez isso antes.

Como aplicar storytelling no follow-up de energia solar?

O storytelling e o follow-up estão intimamente relacionados em vendas e marketing. O follow-up é a etapa do processo de vendas em que o vendedor faz contato com potenciais clientes após a primeira interação, seja ela uma reunião, uma chamada ou um e-mail. O objetivo dessa etapa é manter a conversa e o relacionamento com o cliente, fornecendo informações adicionais, respondendo a dúvidas e, finalmente, fechando a venda. Não poupe esforços e desenvolva estratégias para mostrar como a solução resolve perfeitamente a dor do seu futuro cliente.

Especificamente no follow-up, o storytelling pode ser usado de várias maneiras, como para aprimorar a mensagem de vendas. Ao contar uma história que ilustra os benefícios do produto ou serviço que está sendo vendido, por exemplo, o vendedor pode ajudar a tornar a mensagem de vendas mais concreta e memorável para o seu interlocutor.

Dessa forma, estabelece uma conexão emocional entre o cliente e o produto, o que é fundamental para o sucesso em vendas. Essa estratégia também pode ser utilizada para superar objeções que o cliente possa ter. Se ele está preocupado com o preço do produto, por exemplo, o vendedor pode contar uma história sobre outro cliente que inicialmente também hesitou em comprar devido a esse aspecto, mas que, ao longo do tempo, percebeu que o produto valeu cada centavo investido.

Esse tipo de abordagem ajuda a superar a objeção e aumenta as chances de fechar a venda. Além disso, o storytelling pode ser usado para fortalecer o relacionamento com potenciais clientes. Ao contar histórias que se relacionam com os desafios, necessidades e desejos do seu público-alvo, o vendedor favorece o desenvolvimento de uma conexão emocional mais profunda. Assim, conquista a confiança e a credibilidade em relação ao seu trabalho, e mantém o cliente interessado em continuar a conversa.

Essa é também uma forma de diferenciar sua oferta em relação à da concorrência. Ao destacar as características exclusivas do seu produto ou serviço e contar histórias sobre como ele resolve problemas específicos, você está criando uma proposta de valor única para pessoas interessadas em investir em energia solar.