Como utilizar CRM para fidelizar clientes de energia solar?

Neste story, você vai conferir mais detalhes sobre a importância de fidelizar seus clientes de energia solar e como a implementação do CRM pode fazer toda a diferença para alcançar esse objetivo. Boa leitura!

O que é fidelização de clientes?

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Para alcançar esse objetivo, a empresa deve criar mecanismos que incentivem os clientes a continuarem comprando seus produtos e serviços. Uma das principais formas de fazer isso é oferecer descontos e promoções, ou seja, oferecer benefícios aos clientes em troca de sua lealdade.

Para fidelizar clientes, é importante colocá-los no centro das iniciativas da sua empresa. E não dá para fazer isso sem uma boa gestão de relacionamento com os clientes, que é justamente o papel do CRM. Confira a seguir como a ferramenta pode te ajudar com isso.

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Como o CRM pode ajudar a fidelizar clientes de energia solar? 

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A importância dessa ferramenta se dá pela possibilidade de acompanhar toda a jornada de compra do cliente, viabilizando a coleta e armazenamento de uma série de informações relevantes, que podem ser exploradas para fortalecer o relacionamento.

Com o uso do CRM, as informações de todo cliente (e até mesmo clientes em potencial, que demonstraram interesse nas soluções da sua empresa mas ainda não realizaram uma compra) podem ser armazenadas automaticamente no banco de dados.

Para usufruir de todos os benefícios que uma plataforma de CRM pode oferecer para a sua empresa, é importante definir algumas iniciativas referentes ao modo de usá-la. Veja a seguir algumas das mais importantes.

Mantenha sua base de dados sempre atualizada

2.1

É fundamental manter atualizado o cadastro de todos os contatos que estão no seu CRM, sejam eles prospects (potenciais clientes), leads (pessoas que demonstraram interesse em determinado produto ou serviço) ou clientes que já fecharam negócio com você antes.

Organize o seu pipeline

2.2

É importante que todos os setores de uma empresa (sobretudo os de venda e de marketing) tenham condições de consultar em que etapa do processo de vendas um cliente está. Assim, conseguem determinar o próximo assunto que faz sentido ser abordado.

Busque formas de manter contato com seus clientes

2.3

Se colocar à disposição e manter uma relação próxima com seus clientes faz toda a diferença na hora de fidelizá-los. Isso fará com que eles se sintam valorizados e tenham uma percepção positiva sobre a sua empresa, enxergando-a como uma referência em energia solar.

Invista em personalização

2.4

Para oferecer produtos, serviços e promoções que façam sentido para cada cliente, é preciso monitorar seus interesses e hábitos de consumo. Assim, você mostra ao cliente que se interessa por ele e está atento às suas preferências.

Não desista das oportunidades

2.5

É comum que objeções apareçam no meio do caminho, ou que o cliente não dê o retorno esperado para direcioná-lo para a próxima etapa. Isso não é motivo para desistir dele. Crie etapas de contato ou de nutrição de leads para reaquecer o processo e chamar a atenção daquele consumidor que se perdeu durante a jornada de compra.

Agora que você já sabe a importância de fidelizar clientes e como o CRM pode ser útil nesse sentido, não perca tempo: escolha a plataforma que mais faz sentido para a realidade da sua empresa e comece a usufruir dos benefícios e possibilidades que ela oferece.

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