Quem trabalha com vendas está constantemente buscando formas de aprimorar seus processos e, assim, conseguir fechar mais negócios.
Um dos recursos mais utilizados com esse propósito é a análise SWOT, que está ligada ao planejamento estratégico da empresa e à definição das metas de venda.
A sigla diz respeito aos termos Strengthts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Também pode ser
chamada de FOFA, de
acordo com os
termos traduzidos
para o português.
O que é a análise SWOT?
Dentro do ambiente interno, deve-se analisar as forças e fraquezas de uma empresa.
Nesse local, é possível ter o controle de aspectos como capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, entre outros.
Ambiente interno
1.
As forças dizem respeito ao que diferencia o seu negócio da concorrência. Sendo assim, inclui fatores como o que faz com que os clientes optem pela sua empresa na hora de investir em energia solar.Em relação às fraquezas, é preciso pensar em questões internas que podem ter impacto negativo para o seu negócio.
Já no ambiente externo, são aspectos que, inevitavelmente, fogem do controle da gestão da empresa.
Ainda assim, é imprescindível que você esteja atento a eles, poisfazem parte do mercado onde ela está inserida.
Como a empresa não tem poder sobre essas ameaças, não tem como combatê-las, mas com a ajuda da análise SWOT pode se preparar para enfrentá-las.
Ambiente externo
2.
Monte a estrutura da sua matriz SWOT
Como fazer a análise SWOT?
Analise as condições internas e externas da sua organização
Relacione os aspectos entre si
Comece desenhando uma tabela em formato quadrado. Em cada célula, coloque o nome de uma das perspectivas de análise.
Na primeira linha, inclua os aspectos internos, sobre os quais a empresa tem algum controle, e na linha inferior os aspectos externos. A primeira coluna deve conter os aspectos positivos, e a segunda os negativos.
Monte a estrutura da sua matriz SWOT
Para analisar as condições internas, leve em consideração as forças e fraquezas.
Recomenda-se envolver os funcionários nessa análise, uma vez que eles vivem o dia a dia da empresa.
Uma boa metodologia para ser aplicada é a análise PESTEL, utilizada para avaliar o mercado externo da empresa (fatoresPolíticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais.)
Pense em como as fraquezas da sua empresa representam riscos para as oportunidades, e podem tornar as ameaças ainda mais perigosas, deixando sua empresa vulnerável.
Ao estabelecer essas relações em sua análise, será possível pensar em iniciativas estratégicas para maximizar as forças e tratar as principais fraquezas presentes na organização.
Relacione os aspectos entre si
Dicas para implementação da matriz SWOT
Tenha em mente a importância de fazer planos e tirá-los do papel. Afinal, essa é a finalidade de realizar uma análise como essa.
1
Outra dica é sempre envolver a sua equipe na hora de utilizar esse tipo de recurso. Para uma análise ampla e condizente com a realidade da sua empresa, nada mais coerente do que recolher opiniões e perspectivas diversas.
2
Para obter resultados eficazes, é importante não ter medo de mudar. Ao montar a análise SWOT do seu negócio, você certamente vai identificar ameaças e fraquezas, afinal, essa é uma de suas finalidades.
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Para ficar sempre por dentro de outras dicas e recursos que podem te ajudar a aprimorar seu trabalho como integrador solar, fique de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais!