Como montar a análise swot do meu negócio?

Quem trabalha com vendas está constantemente buscando formas de aprimorar seus processos e, assim, conseguir fechar mais negócios. Um dos recursos mais utilizados com esse propósito é a análise SWOT, que está ligada ao planejamento estratégico da empresa e à definição das metas de venda.

A sigla diz respeito aos termos Strengthts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.              Também pode ser                 chamada de FOFA, de                     acordo com os                    termos traduzidos                      para o português.

O que é a análise SWOT?

Dentro do ambiente interno, deve-se analisar as forças e fraquezas de uma empresa. Nesse local, é possível ter o controle de aspectos como capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, entre outros.

Ambiente interno

1.

As forças dizem respeito ao que diferencia o seu negócio da concorrência. Sendo assim, inclui fatores como o que faz com que os clientes optem pela sua empresa na hora de investir em energia solar. Em relação às fraquezas, é preciso pensar em questões internas que podem ter impacto negativo para o seu negócio.

Raio branco

Já no ambiente externo, são aspectos que, inevitavelmente, fogem do controle da gestão da empresa. Ainda assim, é imprescindível que você esteja atento a eles, pois fazem parte do mercado onde ela está inserida. Como a empresa não tem poder sobre essas ameaças, não tem como combatê-las, mas com a ajuda da análise SWOT pode se preparar para enfrentá-las.

Ambiente externo

2.

Monte a estrutura da sua matriz SWOT

Como fazer a análise SWOT?

Analise as condições internas e externas da sua organização

Relacione os aspectos entre si

Comece desenhando uma tabela em formato quadrado. Em cada célula, coloque o nome de uma das perspectivas de análise. Na primeira linha, inclua os aspectos internos, sobre os quais a empresa tem algum controle, e na linha inferior os aspectos externos. A primeira coluna deve conter os aspectos positivos, e a segunda os negativos.

Monte a estrutura da sua matriz SWOT

Para analisar as condições internas, leve em consideração as forças e fraquezas. Recomenda-se envolver os funcionários nessa análise, uma vez que eles vivem o dia a dia da empresa. Uma boa metodologia para ser aplicada é a análise PESTEL, utilizada para avaliar o mercado externo da empresa (fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais.)

Analise as condições da sua organização

Pense em como as fraquezas da sua empresa representam riscos para as oportunidades, e podem tornar as ameaças ainda mais perigosas, deixando sua empresa vulnerável. Ao estabelecer essas relações em sua análise, será possível pensar em iniciativas estratégicas para maximizar as forças e tratar as principais fraquezas presentes na organização.

Relacione os aspectos entre si

Dicas para implementação da matriz SWOT

Tenha em mente a importância de fazer planos e tirá-los do papel. Afinal, essa é a finalidade de realizar uma análise como essa.

1

Outra dica é sempre envolver a sua equipe na hora de utilizar esse tipo de recurso. Para uma análise ampla e condizente com a realidade da sua empresa, nada mais coerente do que recolher opiniões e perspectivas diversas.

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Para obter resultados eficazes, é importante não ter medo de mudar. Ao montar a análise SWOT do seu negócio, você certamente vai identificar ameaças e fraquezas, afinal, essa é uma de suas finalidades.

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Para ficar sempre por dentro de outras dicas e recursos que podem te ajudar a aprimorar seu trabalho como integrador solar, fique de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais! 

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