Instalação de energia solar: quanto custa realmente?

A energia solar fotovoltaica é uma das alternativas energéticas mais procuradas no Brasil e no mundo nos últimos anos.  A economia que proporciona nas contas de luz e o fato de ser uma energia limpa e renovável fazem dela uma opção viável e interessante.

Gray Frame Corner

Instalação de energia solar: O custo de um sistema solar fotovoltaico

Cada projeto é desenvolvido levando em consideração as características de cada edificação.

Gray Frame Corner

De modo geral, em residências, o sistema pode custar entre R$ 15 mil e R$ 50 mil. Como o sistema é modular, pode ser dimensionado de acordo com as necessidades de cada usuário.

Ainda que o custo inicial seja proporcional aos valores das contas de luz, é nos casos de maior consumo que o investimento mais vale à pena, pois a economia de energia acaba gerando um retorno financeiro ainda mais rápido.

Gray Frame Corner

Quanto custa para fazer a manutenção?

Gray Frame Corner

Há três tipos principais de manutenção que podem ser realizadas em sistemas fotovoltaicos: preventiva, preditiva e corretiva. A principal delas é a manutenção preventiva, que deve ser realizada anualmente. Veremos mais detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Manutenção preventiva

Essa manutenção é muito importante para evitar danos nos módulos solares e preservar a vida útil do sistema. Ajuda a manter o sistema funcionando de maneira eficaz e por mais tempo, evitando custos com reposição de peças ou eventuais reparos.

Gray Frame Corner

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Vale a pena dedicar um tempinho para fazer essa limpeza anual, pois resíduos concentrados ao longo do tempo podem formar manchas nas placas solares

Gray Frame Corner

Manutenção preditiva

Consiste em uma inspeção visual periódica dos painéis, com a finalidade de identificar possíveis arranhões, manchas, rachaduras ou qualquer outro tipo de dano ao painel.

Gray Frame Corner

Manutenção corretiva da Instalação de energia solar

Quando ocorre uma queda no desempenho e é identificado algum tipo de avaria nos módulos, é preciso contratar o serviço de uma equipe capacitada para realizar a manutenção corretiva.

Gray Frame Corner

Instalação de energia solar: quanto custa realmente?

ou