Como identificar as necessidades do cliente na abordagem de vendas de energia solar

O que são expectativas e necessidades do cliente?

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A expectativa do cliente é o desejo de que determinado produto ou serviço consiga solucionar seus problemas ou necessidades. Ou seja, é o que ele pretende obter como resultado ao adquirir determinado produto.

As necessidades, por sua vez, é o que o cliente realmente precisa, são coisas essenciais que fazem total diferença em sua vida quando obtidas ou não.

Conheça seu cliente

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Primeiramente é necessário entender quem é seu cliente, quais seus desejos, necessidades e preocupações relacionados tanto à energia solar quanto a outras informações que possam complementar seu entendimento sobre ele.

Por isso aqui destacamos a importância em realizar um planejamento estratégico da sua empresa solar, definindo principalmente a persona do seu negócio, seu público alvo, seu tom de voz e locais onde conseguirá falar diretamente com seu público.

Persona

Personas são personagens fictícios, criados para poder representar os diferentes tipos de clientes e pessoas interessadas no seu produto.

Público alvo

O mercado de consumidores é muito extenso e possui os mais variados tipos de público, por isso é necessário que você segmente seu público, definindo bem quais suas características, interesses, necessidades e tipos.

Tom de voz

É através dele que irá expressar os valores e personalidade da sua marca, como por exemplo, se sua empresa é voltada para a implantação de sistemas solares para empresas seu tom de voz precisa ser mais formal e objetivo.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!

Como identificar e atender as necessidades do cliente de energia solar?

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– Qual seria o motivo para esse cliente estar interessado em um sistema de energia solar? – Esse cliente possui preocupações ambientais que o sistema de energia solar pode solucionar? – Quais as necessidades energéticas que o cliente possui atualmente?

Responder essas perguntas te dará uma base melhor sobre quem é o cliente e quais suas necessidades em relação à energia solar.

Escute seu cliente

Treine a escuta ativa dos seus vendedores, para que possam compreender melhor as queixas e demandas dos clientes, bem como “ouvir além das palavras”, ou seja, prestar atenção no que o cliente quer dizer sem necessariamente ele falar diretamente sobre o assunto.

Necessidades do cliente: entenda como é a propriedade do cliente

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Após conhecer melhor seus clientes, agora é necessário procurar entender onde e como é a propriedade onde será realizada a instalação do sistema de energia solar.

Tamanho da propriedade

É importante conhecer o tamanho da propriedade, o local e qual seu tipo, pois isso irá influenciar diretamente o tamanho do sistema de energia solar necessário para o local.

Quantidade de sol

A quantidade de sol que a propriedade recebe influencia na eficiência de todo o sistema de energia solar. Isso também irá influenciar no local de instalação do sistema, já que precisa ter a área livre de possíveis obstáculos entre as placas solares e o sol, como árvores, montes ou construções.

Restrições locais

Ao passo que você melhor conhece seu cliente e entende sua propriedade será capaz de personalizar sua abordagem de vendas, apresentando opções que possam ser mais adequadas às reais necessidades da propriedade e do cliente.

Personalize suas propostas

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Conforme identifica melhor as necessidades do seu cliente, é importante oferecer opções personalizadas que possam atender especificamente suas necessidades.

Isso pode incluir, por exemplo, diferentes tipos de sistemas de energia solar, como os sistemas conectados à rede elétrica ou sistemas off-grid, e também tamanhos diferentes para o sistema, seguindo as necessidades energéticas da propriedade.

Demonstrar os benefícios da energia solar

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Dentre vários, pode incluir a redução dos custos a médio/longo prazo com energia elétrica; ao aumento da independência energética se comparado à energia convencional, pois produz sua própria energia; diminuição da geração de gases de efeito estufa e por uma maior valorização da propriedade do cliente.

Garantias e suporte

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Muitos consumidores possuem experiências negativas com empresas que não fornecem garantia ou um suporte de qualidade. Por isso deixe bem explicado para seu cliente como funciona sua garantia, seja própria ou dos fornecedores, a forma que ele irá acioná-la caso necessário.