Se destacar em relação à concorrência é fundamental para construir um negócio de sucesso
Para isso, é preciso ter o máximo de conhecimento a respeito das estratégias empregadas pelas outras empresas de energia solar
A análise da concorrência é uma prática importante para viabilizar o planejamento e gerenciamento de vendas.
Fazer uma análise de concorrente possibilita que sua tomada de decisão seja feita com base em informações e dados concretos, garantindo menos riscos ao seu negócio.
Junto com elas, também é importante levar em conta as informações referentes ao seu público-alvo, os resultados e histórico de suas vendas, entre outros fatores
Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!
É preciso, antes de tudo, identificar quem são eles.
Os concorrentes podem ser divididos em três categorias: concorrência direta, secundária/indireta e substituta.
Concorrência direta
São aquelas que oferecem os mesmos produtos e serviços aos mesmos clientes e no mesmo território de sua empresa.
Concorrência secundária
Está relacionada com quem oferece produtos e serviços ligeiramente diferentes, ou visam uma clientela que se difere da sua, dentro do mesmo território.
Substituto
Oferece produtos e serviços diferentes aos mesmos clientes e no mesmo território.
Depois de identificar quais empresas são suas principais concorrentes, é hora de reunir informações sobre elas.
Alguns dos principais dados que você pode recolher devem estar relacionados aos produtos e serviços, preços, posicionamento.
Alguns dos principais dados que você pode recolher devem estar relacionados aos produtos e serviços, preços, posicionamento.
Analise os pontos fortes e fracos
Fazer essas observações é fundamental para encontrar uma vantagem competitiva.
Afinal, esse é o objetivo principal ao fazer uma análise de concorrentes.
A partir disso, ficará mais claro o que você pode fazer para adaptar sua estratégia de modo a destacar os pontos fortes da sua empresa, e aprimorar os pontos fracos.
Ter esse tipo de iniciativa pode contribuir na construção de um relacionamento benéfico entre vocês.
Conversar com a concorrência pode te ajudar a reunir informações importantes para diferenciar sua empresa no mercado.
Identifique sua vantagem competitiva
Reunindo todas as informações orientadas até aqui, você será capaz de analisar o cenário de modo que possa identificar como pode obter uma vantagem competitiva.
Você precisa identificar qual o grande ponto forte que o torna diferenciado em relação às demais empresas do setor de energia solar.
Isso vai te ajudar a desenvolver e fortalecer seu posicionamento de marca e, consequentemente, a relação com seus clientes.