Para que o seu negócio possa se destacar em meio a tantos conteúdos disponíveis na internet e nas redes sociais, é imprescindível traçar uma estratégia de conteúdo. E o primeiro passo para isso é um planejamento de conteúdo bem feito.
Defina um objetivo
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Todo planejamento começa com a definição de objetivos. É necessário ir além dos objetivos comuns que se pretende alcançar com uma estratégia de marketing de conteúdo, e pensar também quais são os objetivos específicos que são interessantes para o seu negócio.
Isso é importante pois ajuda a identificar quais serão as etapas do seu trabalho, permite que seus resultados sejam mensurados, garante que seus objetivos correspondam aos propósitos do seu negócio e estejam alinhados com o seu público-alvo.
Faça uma pesquisa de mercado
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Os dados recolhidos em uma pesquisa de mercado serão essenciais para o planejamento de conteúdo do seu negócio. Você pode implementá-la por meio de pesquisas e análises prévias, que vão te ajudar a entender a natureza e o comportamento do mercado no qual sua empresa está inserida.
Em suas pesquisas, faça perguntas estratégicas para seu público-alvo, como quais são seus conteúdos de preferência e quais conteúdos não consideram relevantes.Tudo isso vai te ajudar a ter um norte do direcionamento que deve seguir na hora da produção de materiais, para implementar estratégias mais assertivas e colher resultados mais eficazes.
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Estude o seu público e entenda seus gostos. Traçando esse perfil, você saberá o tom que sua comunicação deve adotar e seguir, e o tipo de conteúdo que mais chamará a atenção. Caso julgue necessário, há diversas ferramentas online de criação de buyer persona que podem te auxiliar nesse processo.
O entendimento da persona é de suma importância, pois a partir das suas características você pode alinhar ainda mais as expectativas e otimizar seus conteúdos, aumentando as chances de conversão de seguidores e visitantes em clientes pagantes.
Estabeleça um cronograma
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Com os objetivos e a persona definidos, é hora de dar prosseguimento ao seu planejamento de conteúdo e estabelecer um cronograma de postagens.Essa parte criativa deve levar em conta as informações que você obteve em sua pesquisa de mercado e se relacionar com as soluções buscadas pela persona.
Depois de pensar em algumas ideias, é preciso fazer um cronograma de publicações. Estipule prazos viáveis, para garantir que os conteúdos possam ser produzidos com qualidade e coerência.É melhor priorizar uma quantidade menor de conteúdos bem feitos, do que muitos materiais com qualidade inferior.
Entenda a jornada do seu cliente
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A jornada do cliente é caracterizada por todas as etapas que um potencial cliente vivencia, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento posterior às vendas. Em geral, pode-se destacar 4 etapas principais:
1. Aprendizado e descoberta;2. Reconhecimento do problema;3. Consideração da solução;4. Decisão de compra.
Ao criar e compreender a jornada de compra, é possível monitorar em qual etapa cada cliente em potencial se encontra, e ajudá-lo a evoluir até o fim do processo. Vale pontuar que cada pessoa pode se encontrar em um estágio e maturidade diferentes.
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Lembre-se que alimentar diferentes canais de comunicação implica também na produção de conteúdos e formatos diferentes. Certifique-se de traçar uma estratégia viável e que tenha condições de ser mantida a longo prazo.Ao investir nisso, seu alcance se tornará maior, considerando que as pessoas acessam conteúdos por diferentes meios.
Produza diferentes formatos de conteúdos
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Como mencionado acima, é preciso explorar diferentes formatos de conteúdo para diversificar sua comunicação e alcançar públicos diversos. Alguns formatos de conteúdos atrativos que você pode pensar em incluir no seu planejamento são:
– Vídeos;– Infográficos;– Blog posts;– E-books;– Planilhas;– E-mail marketing.
Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um planejamento de conteúdo para energia solar que traga resultados efetivos à sua empresa. Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo para que possamos ajudá-lo.