Como fazer os Reels desempenharem melhor e atrair novos seguidores de energia solar?

Embora seu uso não seja particularmente difícil, uma dúvida muito comum é como utilizar essa ferramenta para criar conteúdos legais e atrair novos seguidores. Separamos algumas especiais que vão te ajudar a fazer Reels criativos e aumentar o engajamento em suas redes. Confira a seguir.

Se planeje e faça ajustes antes de gravar

A preparação começa antes mesmo de fazer o seu Reels. Antes de gravar o vídeo, é importante ter um tema e até mesmo o tempo de duração estabelecidos. Vale a pena investir um tempinho para fazer um planejamento. Assim, quando você for gravar, já terá em mente exatamente o resultado que deseja e o que precisa fazer para alcançá-lo.

Explore os filtros

Engana-se quem pensa que os filtros servem apenas para deixar um vídeo mais bonitinho ou engraçado. Eles funcionam como verdadeiros efeitos especiais da sua mini-história. Além disso, também aumentam as chances dos algoritmos da plataforma priorizarem o seu conteúdo, já que o Instagram tende a favorecer usuários que exploram seus recursos.

Crie conteúdo informativo

É importante ter esse tipo de estratégia como prioridade e estendê-la aos Reels. Ao fornecer conteúdo informativo, você se destaca em relação à concorrência, atrai as pessoas interessadas em saber mais sobre energia solar, e ainda se posiciona como uma referência no setor.

Capriche na escolha da capa 

Para tornar seu vídeo ainda mais atrativo, você pode criar uma imagem mais elaborada e criativa para servir de capa. Aplicativos como o Canva, VSCO, Adobe Lightroom e Snapseed são algumas das ferramentas que podem te ajudar com isso.

Invista em conteúdos autênticos e originais

Ou seja: nada de reciclar materiais utilizados nas redes sociais vizinhas! O algoritmo do Instagram consegue identificar quando isso acontece, e pode penalizar as contas que fazem isso ao diminuir seu alcance e a relevância do conteúdo.

Aproveite o potencial dos áudios

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!

O próprio Instagram orienta os usuários a usarem as músicas disponíveis na biblioteca da rede ou os áudios mais populares para criar Reels. Essa prática favorece a descoberta de conteúdo, e o seu vídeo terá mais chances de aparecer na aba Explorar da plataforma.

Aproveite o potencial dos áudios

Observe se há alguma música em especial que está sendo muito utilizada, uma coreografia ou um efeito que viralizou recentemente. Salve esses recursos e planeje formas de implementar isso em seu conteúdo.

Isso mostra aos seus seguidores que sua empresa é antenada e dinâmica, e consegue acompanhar as principais tendências do momento. Assim, há mais chances de que fiquem de olho e dêem mais importância ao que você produz.

Coloque legendas nos vídeos

Uma das iniciativas mais importantes em relação à criação de Reels é o uso de legendas. Isso possibilita que as pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e contempla também usuários impossibilitados de reproduzir som na hora que estão vendo o vídeo.

As legendas podem ser inseridas manualmente usando o próprio editor do Instagram, ou com o auxílio de aplicativos, como o CapCut, por exemplo, que além de criar legendas automáticas (você só precisará revisar a ortografia), oferece diversos outros recursos interessantes para edição de vídeo.

Use hashtags relevantes

Usar entre 3 e 5 hashtags é o suficiente para que o algoritmo do Instagram entenda sobre o que é seu conteúdo, e indicá-lo para as pessoas que possam gostar dele. Lembre-se de usar hashtags que não sejam muito amplas, nem muito específicas. Tente encontrar um meio-termo adequado.

Publique o conteúdo no Feed

Dessa forma, seus seguidores poderão vê-lo quando for postado e também encontrarão mais facilmente quando visitar seu perfil, e isso aumenta as chances do vídeo se tornar relevante em outras abas da rede social.

Recorra aos Insights para entender o que funciona

Neste recurso, você pode verificar quantas contas foram alcançadas, quantidade de reproduções, curtidas, comentários, compartilhamentos e quantidade de perfis que salvaram o post. Com isso, você pode implementar melhorias constantes na produção do seu conteúdo.