A comissão por faturamento bruto também é fácil de calcular, mas depende da receita bruta registrada a cada mês pela empresa.
Parecido com esse, tem o formato de comissão por margem de lucro, que trabalha com o rendimento mensal gerado pela empresa
É preciso pensar em um plano de comissão de vendas que respeite as margens de lucro da empresa e, ao mesmo tempo, estimule a venda e o trabalho dos vendedores.
O tipo de comissão escolhida varia de acordo com o tipo de negócio.
Isso se deve ao fato do ticket médio ser geralmente elevado
O cálculo é bem simples, basta calcular a porcentagem definida sobre o valor total de vendas do profissional.
Para facilitar, use a seguinte fórmula:
Valor total das vendas x Porcentagem = Comissão sobre vendas
Supondo um cenário no qual a comissão seja de 5% (0,05 em decimal) e um vendedor tenha atingido uma meta de R$ 100 mil em vendas, o valor da comissão seria de R$ 5 mil.
No entanto, vale ressaltar que deve ser aplicado de forma coerente à realidade da sua empresa.
Por isso, é importante analisar o negócio como um todo, oferecer treinamentos e pensar em outras formas de incentivo que podem ajudar.