Após realizar o primeiro contato com seu cliente, entender a demanda dele e suas necessidades, pode ser que ele lhe peça um orçamento via e-mail.
Um e-mail de orçamento é uma estimativa dos valores investidos, seja em produtos e/ou serviços. Nele também deverá constar um breve relato do que foi solicitado e as especificações dos produtos solicitados. tenha em mente que quanto mais detalhado você conseguir deixar para o cliente, melhor será.
- ser objetivo – linguagem clara - Lembre-se que muitas vezes quem vai autorizar a compra pode ser uma pessoa que não tenha conhecimento técnico – verifique as especificações dos produtos antes de enviar o orçamento – follow-up
1. Valorizar sua empresa e serviço através de uma apresentação bem elaborada; 2. Resumo sobre o que foi conversado anteriormente; 3. Descrever de maneira clara os produtos solicitados; 4. Organizar valores de maneira legível; 5. Estipular uma data de validade para seu orçamento; 6. Marcar um follow-up.
De maneira resumida, destaque os pontos importantes que diferenciam sua empresa das demais e deixe em evidência os benefícios que o cliente terá fechando com você ao invés da concorrência. Vale ressaltar que você sempre deve falar da sua empresa, sem citar a concorrência, deixe que essa informação fique subentendida.
é necessário contextualizar o processo de venda, para que qualquer pessoa que tenha acesso ao orçamento saiba exatamente o porquê ele foi enviado e sobre qual demanda ele representa. Escreva de maneira objetiva e esclarecendo termos técnicos de maneira clara. Dessa forma ele ficará mais completo.
Não se esqueça de acrescentar as especificações dos produtos, de forma detalhada. Acrescente também, caso necessário, condições de uso ou informações importantes que o cliente deva saber antes de adquirir o produto, evitando problemas futuros e sendo transparente.
De preferência liste em uma tabela os valores correspondentes a cada produto, isso tornará seu orçamento mais legível e agradável de ver. Tente ser o mais organizado possível, pois isso demonstra como será seu serviço. Se seu orçamento for desorganizado, o que seu cliente pode esperar da sua entrega?
Lembre-se sempre de acrescentar uma data de validade para seu orçamento. Dessa forma você coloca um senso de urgência no cliente e aumenta as chances da venda sair mais rápido. Isso também garante que você vai conseguir entregar os produtos e serviços, dentro do valor estipulado no orçamento.
Sempre deixe marcado um follow-up com o cliente ao final do e-mail, sinalizando que entrará em contato com ele seja por ligação, visita ou e-mail. Marque o modo pelo qual entrará em contato, a data e o horário. E o principal - cumpra o que for combinado! Isso demonstra profissionalismo e mesmo que a venda não seja concluída nesse primeiro momento, o cliente sairá com uma boa imagem de você.
Agora que você já sabe como escrever um e-mail de orçamento diferenciado, chegou a hora de colocar o aprendizado em prática. Facilitar a forma de seu cliente entrar em contato com você é a melhor maneira de criar uma conexão com ele. Teste formatos diferenciados e veja quais trazem mais resultados positivos.