Os chats são ferramentas que podem promover muitos resultados positivos para os setores de atendimento e de vendas da sua empresa de energia solar. Atualmente, há diversas tecnologias disponíveis que ajudam a aproveitar ao máximo todos os recursos oferecidos por eles.
O chat online é o canal de comunicação preferido dos usuários. Tentar entrar em contato com uma empresa e ser recebido por um chatbot pode ser frustrante para alguns clientes, especialmente aqueles que procuram uma solução imediata para seus problemas ou dúvidas.
Do ponto de vista do usuário, nada substitui o contato humano, que passa mais segurança e confiança na atuação da empresa. Essa é uma maneira de prestar assistência com rapidez e seriedade, sem deixar de lado a sociabilização.
Ao adotar o atendimento por chat, um único colaborador pode atender vários clientes ao mesmo tempo, sem que isso comprometa o tempo de resposta. Assim, você otimiza o tempo dos seus atendentes e aumenta a satisfação do público que entra em contato com sua empresa.
Quanto mais opções forem disponibilizadas para que os clientes entrem em contato, mais você consegue reduzir a distância entre o público e sua marca. Você pode contar com a integração através de softwares de atendimento, o que facilita ainda mais o trabalho dos atendentes e melhora a percepção do público a seu respeito.
Como permite que cada atendente preste assistência a mais de um cliente simultaneamente, o chat online também ajuda a reduzir custos com pessoal e a necessidade de investimento em outras ferramentas.
Essa ferramenta também ajuda a otimizar a comunicação interna, já que permite o compartilhamento de informações, transferência de chamados, inclusão de outras pessoas na conversa, entre muitos outros recursos práticos e interessantes.
O atendimento por chat também contribui na identificação e coleta a respeito de diversos dados estratégicos. Ao disponibilizar um chat no site da sua empresa, você pode observar o momento exato que o cliente decidiu procurar ajuda, por exemplo. Além disso, informações como essas são valiosas porque também podem ajudar seu time de marketing a desenvolver estratégias voltadas para as análises realizadas a partir delas, garantindo assim melhores resultados e conversões.
É importante que eles conheçam a fundo todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa, entendam cada uma das personas e o que elas buscam, estejam por dentro das ferramentas do chat, como funcionam os mecanismos de venda e quais as formas de pagamento, e assim por diante.
Montar um esquema de cobertura entre o chat em tempo real e um chatbot e alternar essas ferramentas é uma ótima forma de manter o atendimento em seu site funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, e garantir que nenhum cliente ficará sem retorno ao tentar entrar em contato com sua empresa.
Para oferecer o melhor atendimento possível, seus atendentes precisam ter acesso ao máximo de informações à sua disposição. Levando isso em conta, é interessante contar com tecnologias complementares, como uma ferramenta de CRM, por exemplo, para concentrar todos os dados sobre os clientes e suas interações com a empresa.
Tente personalizar a experiência do cliente o máximo possível. Isso pode incluir o uso do nome do cliente durante a conversa, fornecendo sugestões personalizadas com base em suas preferências de compra ou oferecendo suporte pós-venda personalizado.
Em vez de esperar que os clientes entrem em contato, ofereça ajuda ao receber visitas em seu site. Isso pode ser feito por meio de uma janela pop-up que oferece assistência em tempo real ou por meio de um convite para iniciar um chat.
O chat em tempo real pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar imagens, vídeos e outros recursos multimídia com os clientes. Isso pode ajudá-los a entender melhor seus produtos ou serviços e a tomar uma decisão de compra mais informada.
Esse recurso também pode ser usado para oferecer promoções especiais ou descontos exclusivos aos clientes. Isso pode incentivar os clientes a finalizar uma compra que estavam considerando ou a comprar mais produtos ou serviços.