Como abrir legalmente sua empresa de energia solar?

Diante do contexto de crise hídrica e altas tarifas nas contas de luz, a energia solar fotovoltaica se tornou uma solução muito procurada por consumidores que desejam reduzir seus gastos.

Assim sendo, a demanda por projetos fotovoltaicos está crescendo exponencialmente no Brasil, dando a abertura para novas empresas no ramo.

Só em 2021, foram mais de R$ 20 bilhões de investimentos, tornando esse setor um dos mais promissores para quem deseja abrir um novo negócio com grandes chances de faturamento.

Também chamadas de integradoras, as empresas de energia solar fotovoltaica realizam todas as etapas envolvidas na instalação dos sistemas, como vistoria do local, dimensionamento e homologação junto à distribuidora de energia.

Antes mesmo de começar a trabalhar com energia fotovoltaica invista em cursos e treinamentos com enfoque em geração de energia solar.

Invista em um bom curso de energia solar

Em seguida, você pode fazer um curso para instalação de sistemas fotovoltaicos, já que essa provavelmente será uma das principais atividades da sua empresa.

Por fim, faça um curso voltado para o desenvolvimento de projetos, tendo em mente que o planejamento e o dimensionamento de energia solar serão algumas das operações que farão parte da sua rotina.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar

As empresas de instalação de energia solar operam sob a modalidade da Geração Distribuída (GD), regulada principalmente pelas Resoluções Normativas 482 de 2012 e 687 de 2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Informe-se sobre a regulação atual

Por fim, faça um curso voltado para o desenvolvimento de projetos, tendo em mente que o planejamento e o dimensionamento de energia solar serão algumas das operações que farão parte da sua rotina.

essas legislações definem os procedimentos, prazos e demais requisitos para a conexão dos sistemas fotovoltaicos à rede e seu funcionamento seguro e eficaz.

Vale lembrar que existem diversas outras legislações a serem observadas por quem trabalha com energia elétrica. Portanto, fique atento aos demais requisitos e leis.

Se você é engenheiro, já está familiarizado com o termo acima. Mas se essa não é sua formação, será preciso contratar um profissional de engenharia elétrica para abrir a sua empresa de energia solar.

Providencie uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Mais recentemente, os técnicos em eletrotécnica também passaram a ter seu documento (chamado de TRT – Termo de Responsabilidade Técnica) aceito para assinar os projetos.

O técnico pode projetar e executar projetos de energia solar de até 800 kVA, enquanto que os engenheiros eletricistas não respondem a um limite de potência para sua atribuição.

Sendo assim, é preferível que a empresa seja aberta por um engenheiro, de modo que não precise limitar o tamanho dos seus projetos.

Mantenha sua concorrência à vista. Verifique quais são as principais empresas atuantes no setor da sua cidade ou região, entenda como funcionam e analise suas competências.

Outras dicas para obter sucesso com sua empresa

A partir disso, você pode elaborar diferenciais interessantes para a sua empresa, garantindo a oferta de serviços mais eficientes.

também é importante adquirir conhecimento sobre o mercado de energia solar. Busque estar sempre por dentro das inovações do setor, invista na melhor capacitação para a sua equipe de trabalho

O site da sua empresa precisa ser bonito, de fácil navegação e com um bom desempenho. Se você não leva jeito, contratar uma agência de publicidade pode ser uma boa pedida.

As parcerias também são um importante caminho para obter sucesso, e a Solfácil pode ser uma valiosa aliada nesse processo.