Como abordar um cliente para vender energia solar? 

Dicas do que fazer (e do que não fazer) no primeiro contato

Estude as características de cada cliente para vender energia solar

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Antes mesmo de estabelecer o primeiro contato com seus clientes, é preciso saber quem são eles, o que procuram e demais aspectos do seu perfil de consumo. Isso é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Conheça muito bem a sua solução para vender energia solar

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O conhecimento acerca das soluções oferecidas pela empresa permite que os funcionários possam explicar detalhadamente aos clientes os benefícios da energia solar e como ela pode ajudar a reduzir os custos com energia elétrica, gerar economia de recursos naturais e contribuir para um mundo mais sustentável.

Quando os funcionários conhecem a fundo as soluções oferecidas pela empresa, eles também são capazes de fornecer informações precisas sobre os produtos, os processos de instalação e as garantias oferecidas.

Procure as soluções adequadas para cada perfil

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Entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para oferecer o produto ou serviço que mais se adequa a sua realidade. Com isso, os funcionários podem oferecer soluções que sejam mais interessantes e eficientes para cada caso.

Sugerir ideias relacionadas a práticas de eficiência energética, por exemplo, ajuda a agregar ainda mais valor ao atendimento prestado, mostrando que seu interesse não é apenas vender as soluções da empresa, mas solucionar o problema do cliente.

Adapte a comunicação da sua empresa para vender energia solar

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Na hora de abordar o cliente, é importante sempre garantir o maior nível de humanização da comunicação, o que exige certa flexibilidade de acordo com a necessidade e o canal escolhido para estabelecer o contato.

Por exemplo, a comunicação por meio das redes sociais exige uma linguagem mais informal e descontraída, enquanto a comunicação por e-mail geralmente é feita de maneira mais formal e objetiva.

Seja objetivo e vá direto ao assunto

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A objetividade é uma habilidade essencial para qualquer profissional de vendas. A comunicação objetiva ajuda a garantir que a mensagem seja clara e compreendida pelo cliente, além de demonstrar profissionalismo e credibilidade por parte da empresa.

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Outra vantagem de ser objetivo é que isso ajuda a evitar confusão e mal-entendidos. Quando um vendedor apresenta informações de forma confusa ou pouco clara, o cliente pode ficar desinteressado ou até mesmo desconfiado das intenções da empresa.

Entregue valor no momento da abordagem em vendas de energia solar

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Caso haja alguma dificuldade nesse sentido, haverá muito mais trabalho pela frente para convencê-lo de que seu produto ou serviço vale a pena. E isso pode interferir no ciclo de vendas, no custo de aquisição de clientes (CAC) e outras métricas importantes para as vendas da empresa.

Além disso, é importante mostrar que a sua empresa possui expertise na área de energia solar e que pode oferecer suporte e orientação para garantir a melhor solução possível. Isso ajuda a criar confiança e credibilidade.

Seja atento e saiba ouvir

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Essa é uma técnica de comunicação muito importante, que envolve prestar atenção atentamente no que a outra pessoa está dizendo, entender o significado por trás das palavras e responder de maneira adequada e respeitosa.

Isso tudo ajuda a criar uma conexão emocional e demonstra que você se importa com as preocupações demonstradas pelo cliente. Seguindo essas dicas, é possível criar um ambiente de confiança que ajuda a estabelecer um relacionamento de longo prazo entre empresa e consumidor.

Esteja preparado para lidar com objeções

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Ouça atentamente o questionamento do cliente e, se preciso, faça perguntas para entender melhor do que se trata, e qual a insegurança por trás da objeção. Isso vai ajudar a identificar a raiz do problema e encontrar uma solução mais rapidamente.

Priorize as relações – a conversão é consequência

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Ouça atentamente o questionamento do cliente e, se preciso, faça perguntas para entender melhor do que se trata, e qual a insegurança por trás da objeção. Isso vai ajudar a identificar a raiz do problema e encontrar uma solução mais rapidamente.

Clientes satisfeitos tendem a falar bem da empresa para amigos e familiares, o que pode gerar mais negócios. O boca a boca é uma das formas mais eficazes de marketing, e é mais provável que os clientes indiquem empresas com as quais têm um bom relacionamento.

Além disso,  os clientes se sentem mais à vontade para fornecer um feedback honesto quando têm um relacionamento positivo com a empresa. Esse retorno pode representar excelentes oportunidades para que a empresa melhore cada vez mais seus produtos e serviços.

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Esteja ciente também do que não fazer

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Assim como é importante adotar boas práticas para garantir a abordagem adequada ao cliente, também é preciso tomar alguns cuidados em relação ao que não se deve fazer ou falar para não afastá-lo.

Na intenção de impressionar e causar uma boa impressão, alguns vendedores cedem à tentação de distorcer números ou recorrer a informações que não são totalmente verdadeiras. Esse é um exemplo perfeito do que não deve ser feito ao abordar um cliente.

Se um cliente descobrir que foi enganado ou recebeu informações falsas, é provável que ele se sinta traído e deixe de fazer negócios com a empresa. Além disso, a reputação da empresa pode ser seriamente prejudicada, o que pode levar à perda de outros clientes.

É preciso ter alguns cuidados também em relação às condições financeiras do cliente. Cada pessoa que chega até sua empresa terá um orçamento diferente para investir em energia solar, e é importante saber identificar e ser sensível em relação a isso.