A demanda por energia, principalmente na indústria, vem aumentando, porém a reserva energética diminui. Por isso, cada vez mais, são exploradas novas fontes de energia, como por exemplo, a solar.
O consumo de energia elétrica nas indústrias brasileiras
O setor industrial é atualmente responsável pelo consumo de 41% da energia elétrica do país.
Considerando indústrias, comércios e residências, o desperdício de energia elétrica chega a 22 milhões de kW, o equivalente a cerca de US$1,54 bilhões ao ano.
Em tal cenário, é necessário que haja uma mudança no sistema de consumo energético, e uma das opções mais favoráveis visando a eficiência energética industrial é a energia solar, saiba por que.
Quais as vantagens da energia solar para o setor industrial?
Com a Indústria 4.0, tem-se procurado aumentar a eficiência de recursos, como por exemplo o energético. Pode-se adquirir isso investindo em energias renováveis, como a solar, cujos benefícios são:
Estima-se que indústrias grandes que investem em energia solar podem economizar até R$180 mil ao ano, podendo observar os resultados logo no primeiro mês após a instalação.
Economia nos gastos
Existe a possibilidade de controlar os painéis solares de maneira remota, o que garante a melhor absorção e posicionamento das placas em relação ao sol.
Automação
A energia solar advém de uma fonte renovável, limpa e que não libera nenhum tipo de resíduo nocivo à natureza, tornando-a uma opção sustentável de sistema energético.
Diminuição do impacto ambiental
Os equipamentos têm 25 anos de garantia funcionando com alta performance e eficiência, e o retorno do investimento acontece poucos anos após a instalação dos equipamentos.