Empresas de energia solar devem incluir opções de financiamento em seu processo de vendas como uma forma de tornar essa tecnologia uma alternativa viável e acessível para diferentes públicos. Dessa forma, têm a chance de explorar mercados diferentes e alavancar seus resultados de vendas.
Muitas pessoas ainda são resistentes a essa forma de pagamento, ou nem mesmo sabem que essa é uma possibilidade em relação ao investimento em energia solar. Sendo assim, é necessário saber como apresentá-la aos seus clientes. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar nesse momento.
Antes de apresentar opções de financiamento, é preciso entender as condições financeiras do cliente. Esse tipo de informação é uma das mais importantes que o vendedor pode coletar, já que a energia solar requer um investimento elevado.
Após entender as condições financeiras do cliente, fale com ele a respeito das opções de financiamento com as quais sua empresa trabalha. Explique cada uma delas, incluindo as taxas de juros, os prazos de pagamento e as condições gerais do contrato.
Faça comparações em relação às diferentes opções em termos de custo total, incluindo juros, taxas e outros encargos financeiros. Dessa forma, ele entenderá mais facilmente o valor a longo prazo da instalação de energia solar e terá condições de tomar uma decisão bem embasada sobre o financiamento mais adequado para a sua realidade.