O funil de vendas é um diagrama que representa a jornada do cliente através do processo de compra. Ele é dividido em etapas, que podem variar de acordo com a realidade de cada negócio. Em geral, as etapas mais comuns são: conscientização, consideração, decisão e pós-venda.
A primeira etapa é a de conscientização, que fica no topo do funil. É caracterizada pelo momento no qual os clientes ainda estão começando a se familiarizar com a energia solar e as vantagens que esse tipo de geração pode oferecer.
Em seguida, vem a etapa de consideração, quando os clientes analisam as diferentes opções de sistemas de energia solar para comparar preços e recursos. Ela fica localizada no meio do funil. Nesse estágio, busque formas de destacar as vantagens da solução oferecida pela sua empresa e mostrar como ela se compara a dos concorrentes. É hora de agregar valor ao seu produto ou serviço de energia solar.
Seguindo em frente e chegando ao fundo do funil, vem a etapa de decisão, quando os clientes estão prontos para investir em um sistema de energia solar. Aproveite a ocasião para sanar quaisquer dúvidas e objeções que os clientes possam ter, isso vai ajudá-los a escolher o sistema mais adequado de acordo com suas expectativas e possibilidades.
O objetivo nessa etapa é despertar seu interesse a respeito de algum assunto e fazer ele perceber que tem uma questão que pode ser contornada, como os altos gastos com a conta de luz, por exemplo.
As principais opções são o topo e o fundo do funil, e cada uma delas tem suas particularidades. No topo, sua empresa precisa pensar em formas de fazer com que seus clientes em potencial continuem avançando, e sigam interessados na solução oferecida.
Agora que você já identificou as etapas do seu funil de vendas e sabe onde vai concentrar seus recursos de marketing, é importante definir as ações e tarefas que precisam ser realizadas em cada etapa, para manter os leads em movimento.
Definir metas claras para cada uma das etapas que fazem parte do seu funil de vendas é importante para que você tenha condições de medir o sucesso de cada estágio e identificar pontos que podem ser aperfeiçoados.