Análise de funil para integradores: como fazer da melhor forma?

O que é e para que serve o funil de vendas?

O funil de vendas é um diagrama que representa a jornada do cliente através do processo de compra. Ele é dividido em etapas, que podem variar de acordo com a realidade de cada negócio. Em geral, as etapas mais comuns são: conscientização, consideração, decisão e pós-venda.

Integradores de energia solar podem fazer uso do funil de vendas para entender melhor como os clientes tomam decisões acerca do investimento em energia solar, e quais etapas demandam uma atenção especial.

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A primeira etapa é a de conscientização, que fica no topo do funil. É caracterizada pelo momento no qual os clientes ainda estão começando a se familiarizar com a energia solar e as vantagens que esse tipo de geração pode oferecer.

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Em seguida, vem a etapa de consideração, quando os clientes analisam as diferentes opções de sistemas de energia solar para comparar preços e recursos. Ela fica localizada no meio do funil. Nesse estágio, busque formas de destacar as vantagens da solução oferecida pela sua empresa e mostrar como ela se compara a dos concorrentes. É hora de agregar valor ao seu produto ou serviço de energia solar.

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Seguindo em frente e chegando ao fundo do funil, vem a etapa de decisão, quando os clientes estão prontos para investir em um sistema de energia solar. Aproveite a ocasião para sanar quaisquer dúvidas e objeções que os clientes possam ter, isso vai ajudá-los a escolher o sistema mais adequado de acordo com suas expectativas e possibilidades.

Há, ainda, a etapa de pós-venda, que os integradores de energia solar devem aproveitar para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo. Ofereça suporte técnico, crie programas de fidelidade e peça o feedback dos clientes por meio de pesquisas de satisfação.

Essas informações são valiosas e podem ser utilizadas para melhorar os seus produtos, serviços e atendimento ao cliente. O pós-venda é também o momento de oferecer soluções complementares para o futuro, como a manutenção dos painéis que já foram instalados.

Identifique as etapas do funil

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O objetivo nessa etapa é despertar seu interesse a respeito de algum assunto e fazer ele perceber que tem uma questão que pode ser contornada, como os altos gastos com a conta de luz, por exemplo.

Defina a etapa que vai concentrar os esforços de marketing

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As principais opções são o topo e o fundo do funil, e cada uma delas tem suas particularidades. No topo, sua empresa precisa pensar em formas de fazer com que seus clientes em potencial continuem avançando, e sigam interessados na solução oferecida.

Defina as ações e tarefas para cada etapa

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Agora que você já identificou as etapas do seu funil de vendas e sabe onde vai concentrar seus recursos de marketing, é importante definir as ações e tarefas que precisam ser realizadas em cada etapa, para manter os leads em movimento.

Estabeleça metas para cada etapa

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Definir metas claras para cada uma das etapas que fazem parte do seu funil de vendas é importante para que você tenha condições de medir o sucesso de cada estágio e identificar pontos que podem ser aperfeiçoados.

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Como analisar seu funil?

Analisar o funil de vendas é fundamental para entender como os clientes tomam decisões de compra e identificar as etapas que sua equipe tem mais facilidade, onde possuem mais dificuldade, quais precisam de melhorias e assim por diante.

Depois de identificar as etapas do funil que estão gerando dificuldades, procure localizar as causas desse problema. Isso pode ser feito com pesquisas de mercado, entrevistas com clientes ou feedback dos vendedores.

Principais métricas

Vamos começar falando do volume global de vendas, que é a quantidade total de produtos ou serviços vendidos pela sua empresa em um determinado período de tempo. Ele é frequentemente usado como uma métrica chave para medir o desempenho financeiro da empresa e pode ser influenciado por vários fatores, como a economia geral, a concorrência, a sazonalidade, a publicidade e as estratégias de vendas.

Há também algumas métricas baseadas no tempo, que ajudam a identificar onde ofertas acabam ficando presas. Avalie o tempo decorrido do começo ao fim da venda, o tempo médio que os leads levam em cada estágio do funil de vendas, e o tempo para fechar cada etapa. Uma boa ferramenta de CRM pode te ajudar com isso.

Essas são apenas algumas das principais métricas para analisar o funil de vendas, mas vale pontuar que cada empresa tem necessidades específicas e pode precisar monitorar outras métricas. Em geral, essas são as principais para ter uma noção geral do desempenho do seu funil.