de pós-venda que podem gerar impactos positivos

5 ações

Ações de pós-venda são uma série de atividades e serviços realizados depois da venda de um produto ou serviço para garantir a satisfação do cliente e a manutenção do bom funcionamento do produto.

A pesquisa de satisfação é uma das ações mais básicas do pós-venda, e, por isso, não poderia faltar em nossa lista. Trata-se de uma pesquisa que é enviada ao cliente após a compra para que ele avalie alguns aspectos da sua experiência como cliente.

Faça pesquisas de satisfação no seu pós-venda

1

Além de medir a satisfação geral dos clientes, é importante ter objetivos específicos relacionados ao pós-venda, como avaliar a qualidade da manutenção, a eficiência dos reparos, a rapidez no atendimento, entre outros.

Programas de fidelidade são uma ótima maneira de incentivar os clientes a continuar comprando com sua empresa e mantê-los engajados. Para oferecer um programa assertivo, que de fato traga bons resultados, é preciso entender bem quem são seus clientes e o que pode interessá-los.

Crie programas de fidelidade no pós-venda

2

Há diversos tipos de programas de fidelidade que podem ser implementados em uma empresa de energia solar. Como a estratégia de cashback, por exemplo, que oferece um crédito a cada compra, para os clientes comprarem equipamentos adicionais ou realizarem manutenções regulares.

Manter o contato com o cliente no pós-venda é fundamental para gerar uma boa impressão e ganhar a confiança do cliente. É uma forma de mostrar que o relacionamento construído durante a experiência de compra não se resume ao lucro obtido pela empresa, e que a empresa enxerga além dos números.

Mantenha contato

3

Parabenizar o cliente no dia do seu aniversário, por exemplo, vai mostrar que você se importa e que lembrou daquela data especial. Para tornar essa uma ocasião ainda mais memorável, que tal disponibilizar um brinde, cupom de desconto ou outro tipo de agrado?

Celebre datas comemorativas

4

O importante é não deixar de se fazer presente na caixa de e-mail daquele cliente durante essas datas comemorativas. Para tornar essa tarefa mais simples e automatizada, use uma ferramenta de CRM. Esse recurso é muito útil para iniciativas relacionadas à manutenção do relacionamento com clientes.

Outra excelente ideia para gerar um impacto positivo em seus clientes e fortalecer a relação é convidá-los para eventos organizados pela sua empresa. É uma oportunidade para gerar valor para o seu público, por meio do aprendizado e da troca de experiências a respeito de energia sustentável, um tema que atrai cada vez mais pessoas interessadas.

Convide para eventos

5

Promova workshops sobre temas relacionados à energia solar, como manutenção, monitoramento, financiamento, legislação, entre outros. Assim, você ajuda os clientes a entenderem melhor sobre o funcionamento de sistemas fotovoltaicos e a aproveitarem todo o potencial que sua tecnologia tem a oferecer.

Também é importante que sua empresa marque presença em eventos comunitários, como feiras de ciência, feiras de meio ambiente ou eventos esportivos, para mostrar as tecnologias com as quais você trabalha e a importância da energia solar para a comunidade como um todo.

Esses eventos podem ajudar a manter o contato com os clientes e mostrar que a empresa se importa com eles, além de fomentar a interação entre os seus contatos. Essas são apenas algumas das principais iniciativas de pós-venda que você pode implementar em sua empresa de energia solar.

Algumas funcionam melhor para determinados clientes do que para outros. A pesquisa de satisfação, por exemplo, é uma prática super válida, mas nem sempre os clientes têm disposição para respondê-la.

Gostou das nossas sugestões? Já explorou alguma dessas ações de pós-venda na sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência e os resultados obtidos!

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!