Arquétipos são padrões universais de comportamento humano que surgem da nossa experiência comum e estão presentes em todas as culturas. O conceito foi criado pelo psicanalista suíço Carl Jung, que argumentava que os arquétipos influenciam nossas percepções, emoções e comportamentos.
Ao usar arquétipos em suas campanhas de marketing e vendas, as empresas têm a oportunidade de criar uma conexão emocional com seus clientes, melhorando a eficácia das suas mensagens e a probabilidade de conversão.
O Inocente, que recebe esse nome por enxergar bondade em tudo e em todos, projetando esse otimismo tanto em relação a si próprio quanto em terceiros. O inocente acredita verdadeiramente que é preciso enxergar a vida de maneira descomplicada para encontrar a melhor saída. Um integrador solar que se adequa a esse arquétipo deve ser extremamente autêntico em sua abordagem, ganhando a confiança de seus clientes com base na sinceridade.
O Sábio, que está em constante busca por conhecimento e por isso está sempre aprendendo e estimulando o ato de pensar. Ele avalia, pensa e mensura, é confiável e inteligente, e vê no conhecimento o caminho para se manter atualizado sobre tudo e chegar a vários lugares. Preza pela verdade em primeiro lugar. Um vendedor correspondente ao arquétipo do Sábio está sempre querendo melhorar, e acredita que ampliar seus conhecimentos é a melhor maneira para aprimorar seu desempenho.
Se por um lado o arquétipo do Heroi é sonhador, por outro também é focado, e trabalha sempre em busca dos seus objetivos. É corajoso, disciplinado e conhecido por superar desafios, mesmo nos períodos de dificuldades. Vendedores com esse perfil raramente demonstram fragilidade, pois não se abalam facilmente com problemas e objeções enfrentadas durante a negociação. São também muito produtivos, focados em grandes feitos e nos melhores resultados.
Também conhecido como o arquétipo “fora da lei”, o Rebelde deseja mudar o mundo e alterar o status quo. Por isso, empresas que trabalham com esse arquétipo vendem a imagem de que estão sempre remando contra a maré, pois não aceitam as normas impostas, querem ir além e conquistar o que parece improvável.
O Explorador, que odeia seguir regras e rotina e quer conhecer o mundo. É extrovertido, aspira por liberdade e está sempre em movimento, aspectos que o fazem ser constantemente associado ao público jovem. Em vendas, o Explorador é o perfil que se comporta de maneira mais ousada para conquistar novos clientes. Como seu ímpeto é de explorar, pode acabar explorando caminhos diferentes dos demais vendedores.
Esse arquétipo personifica a sabedoria mágica, que recorre à ciência, religião e tecnologia para compreender os mecanismos que gerem as pessoas e as coisas no universo. O arquétipo do Mago não se deixa levar pelo óbvio. Ele está sempre em busca do que não pode ser explicado, e busca maneiras criativas de resolver suas dificuldades e problemas. Foge do senso-comum e entrega propostas que são realmente inovadoras e interessantes.
Pode ser descrito como um perfil que não gosta de chamar muita atenção para si, e tem uma imagem mais leve e assertiva. Vendedores que correspondem a esse tipo de arquétipo são empáticos, democráticos e tem pouca vaidade, pois não querem se destacar. Estão preocupados em estabelecer uma conexão verdadeira com seus interlocutores, pois tem a pretensão de sentir que pertencem a um grupo.
Grande apreciador da beleza, da sensualidade e da intimidade, o arquétipo do Amante é conhecido por valorizar as relações interpessoais. Vendedores que utilizam o arquétipo do amante são aqueles que tratam seus clientes com exclusividade, oferecendo um atendimento totalmente personalizado para construir uma relação mais íntima. São atrativos e confiantes, e passam essa confiança através da sua experiência de vendas.
O Bobo da Corte deseja ser bem aceito, o que é fácil devido a sua espontaneidade e jeito leve de encarar as situações. Ao encarar funções que envolvem processos complicados e tediosos, consegue, com inovação e informalidade, torná-los mais agradáveis de serem executados. Vendedores que exploram esse arquétipo são despreocupados, e conseguem encantar os clientes facilmente devido a sua simpatia e bom humor. É o mais extrovertido arquétipo de vendas, no entanto, não é motivado pelos resultados.
Suas principais características são a empatia e o cuidado, que fazem com que empresas que exploram esse arquétipo estejam focadas em fazer com que seus processos sejam personalizados e diferenciados. Esse arquétipo representa o vendedor que oferece todo suporte e atenção para seus clientes, da forma mais humanizada possível. É altruísta, generoso e busca sanar as necessidades de todos.
Temos aqui mais um arquétipo marcado pela criatividade, grandes ideias e imaginação: o Criador. É representado por pessoas com fortes traços artísticos, que vêem oportunidades em tudo. Ele está sempre em busca de novos projetos, algo que seja único e relevante. Não há barreiras para os vendedores que correspondem a esse arquétipo. Eles estão sempre em busca de novas ideias e soluções para os problemas de seus clientes. São incansáveis.
Esse arquétipo é responsável e está sempre no controle, e por isso é considerado um líder nato. É persuasivo e consegue se expressar com muita facilidade. Eles sabem exatamente o que precisa ser feito para que seus clientes fechem negócio, sabem se portar bem nas mais diversas situações e conseguem influenciar pessoas com facilidade. Por conta disso, conseguem fechar negócios com mais rapidez.