Pesquisadores da De Montfort University Leicester (DMU) mostraram que táxis elétricos usados em conjunto com mini-redes movidas a energia solar podem fornecer benefícios econômicos e ambientais para comunidades rurais no Sul Global.
O projeto de pesquisa inovador liderado pelos acadêmicos da DMU, Dr. Rupert Gammon e Dr. Momodou Sallah, investigou a viabilidade de um serviço de táxi movido a energia solar na Gâmbia, África, e relatou resultados positivos que mostram benefícios além do transporte.
Saiba mais sobre a pesquisa envolvendo energia solar
O estudo, que foi discutido como parte do British Science Festival deste ano, realizado na DMU, viu pesquisadores conectarem o veículo elétrico, entre as viagens, em uma garagem com painéis solares no teto.
Esses painéis alimentaram uma mini-rede autônoma usando energia solar. As mini-redes são fontes de distribuição de eletricidade que não estão conectadas à rede “principal” de uma região.
Também são vistas como uma solução potencialmente econômica e prática para o fornecimento de eletricidade em áreas de difícil acesso.
Um dos maiores desafios para qualquer rede elétrica é que a oferta e a demanda devem estar constantemente equilibradas para evitar danos aos equipamentos ou falhas na rede.
Quando uma alta proporção de geração é de fontes de energia renováveis variáveis, como energia solar ou eólica, esse equilíbrio é mais difícil.
Uma maneira de gerenciar isso é aumentar a demanda quando há muita energia renovável disponível e reduzi-la em momentos de baixa energia solar ou eólica. Então, os acadêmicos descobriram que é aqui que os veículos elétricos podem ajudar nessa demanda.
A pesquisa mostra que os veículos elétricos têm uma grande bateria a bordo que podem armazenar eletricidade produção renovável excedente para uso em transporte. Até mesmo colocá-la de volta na rede durante períodos de baixa geração de energia solar.
Além disso, pode haver o incentivo por meio de variáveis tarifas de eletricidade que tornam esses padrões de recarga mais baratos do que o carregamento não controlado.
Resultados da pesquisa
O transporte é muitas vezes uma barreira para o desenvolvimento econômico dos indivíduos em áreas rurais. Portanto, ter veículos com custos operacionais mais baixos – aqueles que dependem de energia renovável em vez de combustíveis fósseis, seria vantajoso.
“As descobertas deste estudo são realmente promissoras. Além de oferecer uma solução ambientalmente mais sustentável para a crescente demanda de energia nas áreas rurais do Sul Global, há benefícios sociais para suas comunidades.”
Disse: Rupert Gammon, pesquisador sênior do Instituto de Energia e Desenvolvimento Sustentável da DMU.
O estudo também analisou o impacto econômico para os motoristas dos táxis elétricos e estimou que os ganhos de um motorista de táxi poderiam aumentar potencialmente de 250 a 1.300% nas operações locais e até 20 vezes em áreas turísticas.
Esses números dependem do tipo de veículo, configuração da mini-rede de energia solar e tipos de passageiros.
Os acadêmicos expandiram os tipos de veículos que poderiam ser explorados como os mais adequados para esse tipo de projeto no futuro, sugerindo veículos leves, como tuk-tuks (modelos locais) e bicicletas de carga.
Eles seriam mais viáveis comercialmente, com carros elétricos e minivans também se mostrando promissores. As motos elétricas também são uma opção sólida, e a aceitação já é alta em algumas regiões da África Subsaariana, onde pode haver boa captação da energia solar.