Quer maneira mais eficiente de conectar o público-alvo com uma marca ou empresa do que aplicar o storytelling na persuasão? Essa estratégia funciona porque permite que as pessoas criem identificação, se interessem pela mensagem passada e se engajem em prol dela. 

Para trazer os resultados desejados, uma narrativa precisa ser bem construída, e é aí que entram as técnicas de storytelling. O storytelling é um recurso explorado em diversos meios, inclusive junto à persuasão com o intuito de obter mais vendas.

Uma história envolvente pode ser capaz de atrair clientes em potencial, conquistar sua atenção, surpreendê-los e mantê-los engajados. Para que isso seja possível, é importante montar uma estratégia personalizada e única, diferente de tudo o que a sua concorrência vem fazendo. 

Para profissionais de vendas que desejam colocar suas habilidades de persuasão em prática e aprimorá-las, usar storytelling na persuasão pode ser de grande serventia. Confira no artigo a seguir algumas técnicas que vão te ajudar com isso!

1. Pessoalidade 

É muito mais fácil se conectar com uma história quando se sabe que ela é verdadeira. Aliás, essa é uma reação quase natural, relacionada à empatia.

Quando uma empresa ou o representante dela (como o vendedor, por exemplo) compartilha relatos pessoais com seu público, viabiliza que uma conexão emocional seja estabelecida. 

Sendo assim, trazer questões mais pessoais para as suas histórias é uma excelente maneira de desenvolver narrativas mais sinceras e poderosas, que proporcionem identificação com o público e credibilidade para o seu relato

Histórias pessoais também são mais memoráveis, favorecendo a transmissão da mensagem. As pessoas tendem a se lembrar melhor de histórias do que de fatos isolados, pois esse é um aspecto que torna a história mais cativante e impactante, o que facilita a retenção da mensagem pela audiência.

Usar o storytelling na persuasão, significa tocar na pessoalidade ao realizar sua abordagem de vendas

Aderir a essa técnica também demonstra autenticidade e transparência. Os relatos pessoais são percebidos como mais genuínos e confiáveis, pois têm uma base real e mostram a empresa como uma organização composta por pessoas reais, com experiências e emoções. Isso ajuda a construir uma reputação positiva junto ao público.

No mercado atual de energia solar, no qual várias empresas competem pela atenção dos consumidores, o storytelling na persuasão pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar.

É uma estratégia inteligente para se diferenciar da concorrência, criando uma identidade única e transmitindo os valores e a cultura da organização de forma mais autêntica. 

Outro ponto positivo de conferir um tom mais pessoal às narrativas utilizadas em vendas é que isso ajuda a inspirar e motivar as pessoas. Compartilhar experiências reais de superação, aprendizado ou sucesso é uma forma da empresa influenciar positivamente seu público-alvo, encorajando-os a alcançar seus próprios objetivos. 

2. Arma de Tchekhov

Esse nome um tanto quanto peculiar diz respeito a uma das técnicas mais avançadas em storytelling. Ela consiste basicamente em apresentar um item ou elemento no início da história, para que seja retomado e assuma um papel central em outro momento da narrativa.

O maior princípio da Arma de Tchekhov é de que todo elemento de uma história precisa ser relevante e necessário. Isso serve também para um outro direcionamento: o de explorar apenas aspectos que agreguem valor à narrativa, deixando de lado tudo o que for dispensável. 

Ao explorar essa técnica, é possível retomar algo que foi citado na introdução de um conteúdo ou no início da conversa com o cliente, para assim concluir a narrativa e dar um significado mais relevante em relação à mensagem que deseja transmitir.

Em vendas, essa técnica também pode ser explorada a partir de promessas feitas ao longo da conversa, que podem ser novamente abordadas depois, de forma inesperada, para surpreender o cliente. 

3. Sensações

As melhores histórias são aquelas capazes de causar algo, provocando sensações, emoções e sentimentos. Para despertar essas reações, é preciso utilizar técnicas para estimular os sentidos.

Nesse sentido, é importante apostar em uma narrativa rica, com vários elementos, que possibilite que o interlocutor entenda exatamente o que o protagonista da história está passando. 

Outro aspecto que o Storytelling desperta nas pessoas, é o afloramento das emoções

Outras estratégias que podem ajudar é escolher a linguagem e o vocabulário mais próximo do perfil do seu interlocutor, inserir elementos que fazem parte do cotidiano e do estilo de vida de quem está acompanhando a história e descrever sensações utilizando de relatos humanizados.

Descreva lugares, especifique texturas, e assim conseguirá capturar a atenção completa da pessoa a quem você está se referindo.

Dessa forma, você adiciona elementos na história que tornam o protagonista mais humano, com dúvidas, receios, alegrias e demais sensações típicas. Isso é muito mais interessante do que enredos retilíneos, que são, muitas vezes, previsíveis demais e não geram nenhuma emoção ou identificação. 

4. Plot twist

Você provavelmente já está familiarizado com essa técnica, que é utilizada principalmente em filmes, para surpreender a audiência. Trata-se de inserir uma reviravolta na narrativa para impactar quem está acompanhando, gerar engajamento e tornar a história ainda mais memorável.

Isso se deve ao fato da surpresa ser uma emoção muito forte, que faz com que a experiência seja retida com mais facilidade na memória. Os plot twists são elementos persuasivos utilizados no storytelling para brincar com as expectativas do interlocutor e mantê-lo envolvido na história.

Essa técnica pode ser explorada para criar expectativas sobre determinada questão, e, no desfecho da narrativa, mostrar um caminho diferente, quase contrário ao que o público esperava no início dela.

O plot twist pode ser um insight do personagem principal da história, ou uma mudança de percepção a respeito dos fatos vivenciados.

Uma boa ideia é aplicar essa técnica junto à Arma de Tchekhov, assim você não corre o risco de que sua reviravolta soe forçada. 

5. O cliente como protagonista

Acima mencionamos brevemente a importância de adicionar elementos à história para fazer com que o seu cliente em potencial se identifique com o protagonista. Essa é também uma técnica muito poderosa de storytelling na persuasão! 

Ao fazer isso, você possibilita que o cliente se sinta ainda mais conectado com a narrativa e torça ativamente por um final feliz. Isso faz com que ele se sinta como um participante ativo, em vez de um mero espectador.

Veja como deixar seu cliente como protagonista nesta história

É uma forma de convidá-lo a refletir sobre suas próprias experiências, desejos e aspirações, relacionando-os com a história em questão. 

Isso também o ajuda a visualizar como seria sua realidade após o investimento em energia solar, sendo essa uma estratégia de persuasão muito importante e poderosa. Adotá-la proporciona que o cliente vivencie uma sensação de imersão e vivacidade, fazendo com que a história pareça mais real e relevante para ele. 

A perspectiva pessoal ajuda a criar uma conexão emocional mais profunda e a despertar a reflexão sobre a própria vida e suas experiências. Isso faz com que o seu potencial cliente se mantenha engajado com a história até o final, já que ele tem interesse em saber o que acontece. 

6. Jornadas clássicas

Essa é uma das mais tradicionais técnicas de storytelling: recorrer às jornadas clássicas para criação de histórias. Como elas usam padrões reconhecíveis, não tem erro!

As jornadas clássicas seguem uma estrutura narrativa comum, que envolve etapas bem definidas e arquétipos de personagens, que podem ser adaptadas e moldadas para criar histórias envolventes em diferentes contextos, inclusive para vender energia solar.

As etapas fornecem uma estrutura sólida que ajuda a criar tensão, desenvolvimento de personagens e uma jornada cativante para o público.

No entanto, é importante notar que as jornadas clássicas são apenas uma das muitas abordagens possíveis para contar histórias, e a criatividade na sua aplicação é fundamental para manter a originalidade e o impacto das narrativas.

Alguns exemplos de storytelling na persuasão com jornadas de histórias clássicas utilizados em marketing e vendas são a jornada do heroi, a viagem ou a missão do tipo aventura e a conquista pessoal.

7. MacGuffin 

Esse termo foi muito utilizado nos filmes de Hitchcock e em muitas outras obras cinematográficas. Ele se refere a algo tido como foco central de uma história, mas que perde sua relevância durante o desenvolvimento da mesma.

Para aplicar essa ideia em vendas e marketing, podemos nos referir, por exemplo, ao produto ou serviço que sua empresa oferece.

Isso não significa que a solução deixará de ser relevante, mas sim que ela ficará em segundo plano para que outros aspectos sejam melhor explorados – como os benefícios que ela oferece, por exemplo.

Essa é uma maneira de mudar o foco: em vez de tratar especificamente da venda, você aborda a solução de um problema que vem sendo enfrentado pelo seu potencial cliente.

Técnica para enfatizar os benefícios que a energia solar trás para o cliente

Dessa forma, fica muito mais fácil para ele visualizar as mudanças que a energia solar pode trazer para sua vida, sua casa ou empresa. Afinal, os benefícios se tornam mais palpáveis.

8. Ritmo 

O ritmo de uma história é um dos principais aspectos responsáveis pela sua capacidade de engajar o público. Na hora de desenvolver uma narrativa, pense na sequência de fatos para criar um ritmo que incentive as pessoas a acompanhá-la. 

O ritmo na narrativa se refere à maneira como os eventos, as ações e as emoções são organizados e apresentados ao longo da história.

Nesse sentido, algo que pode ajudar bastante é criar momentos de tensão e inserir reviravoltas para marcar os momentos da história. Dessa forma, você evita que sua história seja linear, previsível e desinteressante.

Criar um ritmo adequado é fundamental para o impacto e a eficácia de uma história. O equilíbrio entre momentos de tensão e alívio, de ação e contemplação, ajuda a manter a atenção e a curiosidade do público, evitando que a história se torne monótona. 

Ao dosar cuidadosamente a revelação de informações e a progressão dos eventos, é possível criar um senso de mistério e expectativa, mantendo o público ansioso para descobrir o que acontecerá a seguir. Isso tudo ajuda a criar uma experiência emocional mais rica e impactante.

9. Narrativas visuais

Mesmo se a ideia não é produzir um vídeo ou qualquer outro tipo de material visual, é importante que sua narrativa incorpore elementos que sejam visuais, para incentivar a imaginação do público.

As narrativas visuais estimulam os sentidos do público, criando uma experiência mais envolvente. Ao descrever cenários, movimentos e outros elementos visuais, é possível despertar sentidos e emoções, criar atmosferas e transmitir a essência da história de uma maneira que vai além das palavras. Esses elementos são uma forma de relatar a história exatamente como você imaginou.

Vimos neste post, os benefícios de utilizar o storytelling na persuasão em vendas de energia solar

Essas são nossas sugestões de técnicas de storytelling que podem te ajudar a colocar a persuasão em prática em sua abordagem de vendas de energia solar. Combinando algumas dessas técnicas, você terá alguns resultados interessantes e produtivos.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! Se gostou desse tipo de conteúdo, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais e até a próxima! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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