Quer maneira mais eficiente de conectar o público-alvo com uma marca ou empresa do que aplicar o storytelling na persuasão? Essa estratégia funciona porque permite que as pessoas criem identificação, se interessem pela mensagem passada e se engajem em prol dela.
Para trazer os resultados desejados, uma narrativa precisa ser bem construída, e é aí que entram as técnicas de storytelling. O storytelling é um recurso explorado em diversos meios, inclusive junto à persuasão com o intuito de obter mais vendas.
Uma história envolvente pode ser capaz de atrair clientes em potencial, conquistar sua atenção, surpreendê-los e mantê-los engajados. Para que isso seja possível, é importante montar uma estratégia personalizada e única, diferente de tudo o que a sua concorrência vem fazendo.
Para profissionais de vendas que desejam colocar suas habilidades de persuasão em prática e aprimorá-las, usar storytelling na persuasão pode ser de grande serventia. Confira no artigo a seguir algumas técnicas que vão te ajudar com isso!
1. Pessoalidade
É muito mais fácil se conectar com uma história quando se sabe que ela é verdadeira. Aliás, essa é uma reação quase natural, relacionada à empatia.
Quando uma empresa ou o representante dela (como o vendedor, por exemplo) compartilha relatos pessoais com seu público, viabiliza que uma conexão emocional seja estabelecida.
Sendo assim, trazer questões mais pessoais para as suas histórias é uma excelente maneira de desenvolver narrativas mais sinceras e poderosas, que proporcionem identificação com o público e credibilidade para o seu relato.
Histórias pessoais também são mais memoráveis, favorecendo a transmissão da mensagem. As pessoas tendem a se lembrar melhor de histórias do que de fatos isolados, pois esse é um aspecto que torna a história mais cativante e impactante, o que facilita a retenção da mensagem pela audiência.
Aderir a essa técnica também demonstra autenticidade e transparência. Os relatos pessoais são percebidos como mais genuínos e confiáveis, pois têm uma base real e mostram a empresa como uma organização composta por pessoas reais, com experiências e emoções. Isso ajuda a construir uma reputação positiva junto ao público.
No mercado atual de energia solar, no qual várias empresas competem pela atenção dos consumidores, o storytelling na persuasão pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar.
É uma estratégia inteligente para se diferenciar da concorrência, criando uma identidade única e transmitindo os valores e a cultura da organização de forma mais autêntica.
Outro ponto positivo de conferir um tom mais pessoal às narrativas utilizadas em vendas é que isso ajuda a inspirar e motivar as pessoas. Compartilhar experiências reais de superação, aprendizado ou sucesso é uma forma da empresa influenciar positivamente seu público-alvo, encorajando-os a alcançar seus próprios objetivos.
2. Arma de Tchekhov
Esse nome um tanto quanto peculiar diz respeito a uma das técnicas mais avançadas em storytelling. Ela consiste basicamente em apresentar um item ou elemento no início da história, para que seja retomado e assuma um papel central em outro momento da narrativa.
O maior princípio da Arma de Tchekhov é de que todo elemento de uma história precisa ser relevante e necessário. Isso serve também para um outro direcionamento: o de explorar apenas aspectos que agreguem valor à narrativa, deixando de lado tudo o que for dispensável.
Ao explorar essa técnica, é possível retomar algo que foi citado na introdução de um conteúdo ou no início da conversa com o cliente, para assim concluir a narrativa e dar um significado mais relevante em relação à mensagem que deseja transmitir.
Em vendas, essa técnica também pode ser explorada a partir de promessas feitas ao longo da conversa, que podem ser novamente abordadas depois, de forma inesperada, para surpreender o cliente.
3. Sensações
As melhores histórias são aquelas capazes de causar algo, provocando sensações, emoções e sentimentos. Para despertar essas reações, é preciso utilizar técnicas para estimular os sentidos.
Nesse sentido, é importante apostar em uma narrativa rica, com vários elementos, que possibilite que o interlocutor entenda exatamente o que o protagonista da história está passando.
Outras estratégias que podem ajudar é escolher a linguagem e o vocabulário mais próximo do perfil do seu interlocutor, inserir elementos que fazem parte do cotidiano e do estilo de vida de quem está acompanhando a história e descrever sensações utilizando de relatos humanizados.
Descreva lugares, especifique texturas, e assim conseguirá capturar a atenção completa da pessoa a quem você está se referindo.
Dessa forma, você adiciona elementos na história que tornam o protagonista mais humano, com dúvidas, receios, alegrias e demais sensações típicas. Isso é muito mais interessante do que enredos retilíneos, que são, muitas vezes, previsíveis demais e não geram nenhuma emoção ou identificação.
4. Plot twist
Você provavelmente já está familiarizado com essa técnica, que é utilizada principalmente em filmes, para surpreender a audiência. Trata-se de inserir uma reviravolta na narrativa para impactar quem está acompanhando, gerar engajamento e tornar a história ainda mais memorável.
Isso se deve ao fato da surpresa ser uma emoção muito forte, que faz com que a experiência seja retida com mais facilidade na memória. Os plot twists são elementos persuasivos utilizados no storytelling para brincar com as expectativas do interlocutor e mantê-lo envolvido na história.
Essa técnica pode ser explorada para criar expectativas sobre determinada questão, e, no desfecho da narrativa, mostrar um caminho diferente, quase contrário ao que o público esperava no início dela.
O plot twist pode ser um insight do personagem principal da história, ou uma mudança de percepção a respeito dos fatos vivenciados.
Uma boa ideia é aplicar essa técnica junto à Arma de Tchekhov, assim você não corre o risco de que sua reviravolta soe forçada.
5. O cliente como protagonista
Acima mencionamos brevemente a importância de adicionar elementos à história para fazer com que o seu cliente em potencial se identifique com o protagonista. Essa é também uma técnica muito poderosa de storytelling na persuasão!
Ao fazer isso, você possibilita que o cliente se sinta ainda mais conectado com a narrativa e torça ativamente por um final feliz. Isso faz com que ele se sinta como um participante ativo, em vez de um mero espectador.
É uma forma de convidá-lo a refletir sobre suas próprias experiências, desejos e aspirações, relacionando-os com a história em questão.
Isso também o ajuda a visualizar como seria sua realidade após o investimento em energia solar, sendo essa uma estratégia de persuasão muito importante e poderosa. Adotá-la proporciona que o cliente vivencie uma sensação de imersão e vivacidade, fazendo com que a história pareça mais real e relevante para ele.
A perspectiva pessoal ajuda a criar uma conexão emocional mais profunda e a despertar a reflexão sobre a própria vida e suas experiências. Isso faz com que o seu potencial cliente se mantenha engajado com a história até o final, já que ele tem interesse em saber o que acontece.
6. Jornadas clássicas
Essa é uma das mais tradicionais técnicas de storytelling: recorrer às jornadas clássicas para criação de histórias. Como elas usam padrões reconhecíveis, não tem erro!
As jornadas clássicas seguem uma estrutura narrativa comum, que envolve etapas bem definidas e arquétipos de personagens, que podem ser adaptadas e moldadas para criar histórias envolventes em diferentes contextos, inclusive para vender energia solar.
As etapas fornecem uma estrutura sólida que ajuda a criar tensão, desenvolvimento de personagens e uma jornada cativante para o público.
No entanto, é importante notar que as jornadas clássicas são apenas uma das muitas abordagens possíveis para contar histórias, e a criatividade na sua aplicação é fundamental para manter a originalidade e o impacto das narrativas.
Alguns exemplos de storytelling na persuasão com jornadas de histórias clássicas utilizados em marketing e vendas são a jornada do heroi, a viagem ou a missão do tipo aventura e a conquista pessoal.
7. MacGuffin
Esse termo foi muito utilizado nos filmes de Hitchcock e em muitas outras obras cinematográficas. Ele se refere a algo tido como foco central de uma história, mas que perde sua relevância durante o desenvolvimento da mesma.
Para aplicar essa ideia em vendas e marketing, podemos nos referir, por exemplo, ao produto ou serviço que sua empresa oferece.
Isso não significa que a solução deixará de ser relevante, mas sim que ela ficará em segundo plano para que outros aspectos sejam melhor explorados – como os benefícios que ela oferece, por exemplo.
Essa é uma maneira de mudar o foco: em vez de tratar especificamente da venda, você aborda a solução de um problema que vem sendo enfrentado pelo seu potencial cliente.
Dessa forma, fica muito mais fácil para ele visualizar as mudanças que a energia solar pode trazer para sua vida, sua casa ou empresa. Afinal, os benefícios se tornam mais palpáveis.
8. Ritmo
O ritmo de uma história é um dos principais aspectos responsáveis pela sua capacidade de engajar o público. Na hora de desenvolver uma narrativa, pense na sequência de fatos para criar um ritmo que incentive as pessoas a acompanhá-la.
O ritmo na narrativa se refere à maneira como os eventos, as ações e as emoções são organizados e apresentados ao longo da história.
Nesse sentido, algo que pode ajudar bastante é criar momentos de tensão e inserir reviravoltas para marcar os momentos da história. Dessa forma, você evita que sua história seja linear, previsível e desinteressante.
Criar um ritmo adequado é fundamental para o impacto e a eficácia de uma história. O equilíbrio entre momentos de tensão e alívio, de ação e contemplação, ajuda a manter a atenção e a curiosidade do público, evitando que a história se torne monótona.
Ao dosar cuidadosamente a revelação de informações e a progressão dos eventos, é possível criar um senso de mistério e expectativa, mantendo o público ansioso para descobrir o que acontecerá a seguir. Isso tudo ajuda a criar uma experiência emocional mais rica e impactante.
9. Narrativas visuais
Mesmo se a ideia não é produzir um vídeo ou qualquer outro tipo de material visual, é importante que sua narrativa incorpore elementos que sejam visuais, para incentivar a imaginação do público.
As narrativas visuais estimulam os sentidos do público, criando uma experiência mais envolvente. Ao descrever cenários, movimentos e outros elementos visuais, é possível despertar sentidos e emoções, criar atmosferas e transmitir a essência da história de uma maneira que vai além das palavras. Esses elementos são uma forma de relatar a história exatamente como você imaginou.
Essas são nossas sugestões de técnicas de storytelling que podem te ajudar a colocar a persuasão em prática em sua abordagem de vendas de energia solar. Combinando algumas dessas técnicas, você terá alguns resultados interessantes e produtivos.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! Se gostou desse tipo de conteúdo, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais e até a próxima!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.