O posicionamento de marca precisa ter consistência, para que possa traduzir com credibilidade os valores propagados pelo seu negócio. Esses valores direcionam todo o planejamento de marketing e publicidade, por isso precisam estar presentes em todos os elementos de uma marca, como a comunicação com o cliente e as cores usadas, por exemplo.
Hoje em dia, as pessoas estão mais preocupadas em priorizar marcas com quem tenham valores e princípios em comum. Isso destaca a importância de criar uma identificação com o seu cliente para conseguir fechar um negócio.
A boa notícia é que a sustentabilidade nunca esteve tão em alta, o que facilita o trabalho de quem atua no setor de energia solar. Além dessa ser uma das principais vantagens oferecidas, é também uma forma de criar uma conexão verdadeira com seus clientes.
Confira a seguir mais detalhes sobre o posicionamento da marca e como implementar essa estratégia em seu negócio de energia solar.
O que é posicionamento de marca?
Esse conceito é bem definido por Philip Kotler, considerado uma grande referência do marketing moderno. Segundo ele, posicionamento é mostrar a diferença entre você e a concorrência para o seu público-alvo.

Kotler também defende que, para obter um bom posicionamento, é preciso conquistar um lugar na mente dos consumidores, o que envolve visibilidade e conexão.
Independente do perfil ou porte de uma empresa, só é possível conseguir posicionar sua marca a partir de uma preocupação genuína de compreender seus clientes para garantir que obtenham as soluções que procuram.
Uma estratégia de sucesso em posicionamento de marca se traduz em benefícios como: vendas contínuas, maior reconhecimento e visibilidade da marca, autoridade no mercado, fidelização dos clientes e diferenciais em relação aos concorrentes.
É claro que o posicionamento de marca precisa acompanhar as tendências da era digital. Sendo assim, é preciso garantir a presença online do seu negócio, por meio de redes sociais que ofereçam conteúdo relevante e meios práticos para entrar em contato e se manter informado sobre os serviços oferecidos.
Posicionamento em torno da sustentabilidade
A comunicação da sua marca pode ser desenvolvida a partir da energia limpa que o sistema fotovoltaico proporciona.
Afinal de contas, essa é uma das maiores vantagens que o seu serviço tem a oferecer, principalmente para outras empresas que buscam se atualizar em relação às novas tendências de consumo.

Reforçar a imagem da sua empresa como uma parceira do meio ambiente vai ajudar a atrair mais pessoas interessadas em buscar formas sustentáveis de consumo, pois, como dito acima, a identificação de valores se tornou um componente importante para impulsionar vendas.
Optando por esse posicionamento de marca, informação e conteúdo relevante é o que não vai faltar para você abordar junto aos seus clientes. Alguns dados interessantes que você pode ter em mãos na hora de falar dessas vantagens são:
- A quantidade de CO₂ que deixa de ser lançada na atmosfera com a instalação de um sistema fotovoltaico;
- Dados gerais sobre os efeitos que a energia limpa proporciona ao meio ambiente e à sociedade de forma geral;
- A possibilidade de direcionar investimentos em melhorias do imóvel ou da empresa a partir da economia obtida na conta de luz.
Esses dados ajudam a valorizar a imagem da sua empresa e passar uma mensagem clara aos seus clientes sobre o seu posicionamento.
A construção dessa relação é algo em que vale a pena investir. Como um sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, isso significa estabelecer um relacionamento com o cliente por período igual ou superior.
Confira a seguir algumas dicas para estabelecer o posicionamento da sua marca.
Como traçar o posicionamento de marca?
A primeira dica para estabelecer esse planejamento é conhecer o seu público-alvo, o que envolve descobrir suas necessidades e preferências.

Pesquisas, entrevistas, grupos focais e conteúdos interativos são algumas estratégias que podem te ajudar a ter acesso a essas informações, que serão valiosas para traçar o posicionamento da sua marca.
Ter esse conhecimento é essencial para saber a maneira adequada de se conectar com seus potenciais clientes e como abordá-los de maneira convincente e estratégica, de acordo com cada etapa de sua jornada.
Aspectos clássicos como a qualidade do serviço e o melhor preço já não são mais suficientes para colocar um negócio no topo do mercado. É preciso ir além e gerar conexão com os valores, percepções e pensamentos dos consumidores.
Esse é o caminho para traçar o seu posicionamento enquanto integrador solar, e estabelecer relações comerciais sólidas com seus clientes.
Pense no que serve como estímulo e motivação para o seu público, e a partir disso busque formas de alinhar sua mensagem e seus processos comerciais a essas impressões. Isso vai ajudar a aumentar a credibilidade e visibilidade da sua marca perante os consumidores.
Aliado a isso, é preciso conhecimento a respeito das estratégias utilizadas pela concorrência. Observe as ações de marketing e os serviços oferecidos por outras empresas do setor, e procure compreender a percepção do público sobre esses posicionamentos.
Assim, você terá uma melhor noção do que pode ser interessante adotar ou não nas iniciativas da sua empresa, de modo a destacar seus pontos fortes e se diferenciar dos concorrentes. Lembre-se que posicionar sua marca nada mais é que ressaltar as diferenças entre você e a concorrência para o seu público-alvo.

Uma marca ou empresa bem posicionada se difere das demais por ser facilmente reconhecível. Para que isso aconteça, é preciso criar um tom de voz único e característico, e uma identidade visual que consiga traduzir os seus valores.
Desenvolver estratégias únicas é fundamental para que você consiga se diferenciar.
Quando um produto, serviço ou conteúdo é único, as pessoas passam a buscá-lo pelo seu valor agregado, e não mais por aspectos simples como o preço ou a qualidade oferecida.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.