É importante ter em mente que nenhum negócio vai atender a todas as pessoas. Além disso, para saber se a sua Persona é a ideal, é preciso ter um conhecimento sobre a cultura da sua empresa e os objetivos do seu setor de atuação. No caso da energia solar, os objetivos podem ser diversos.
Normalmente, a internet é um espaço cheio de informações de consumo de diversas pessoas e isso pode te ajudar. Um bom exemplo disso é a captação de clientes através do marketing de conteúdo.
Atualmente, os valores de todas as contas estão subindo e, entre elas, está a de eletricidade. Uma das falas mais comuns de pessoas que buscam a energia solar é: “quero economizar na conta de energia”. Por isso, é importante saber tudo sobre valores, impostos e retorno financeiro, pois esses serão tópicos presentes em perguntas dos possíveis clientes.
Apesar da energia solar ser cada vez mais popular, ainda existe um investimento inicial e um tempo de espera para obter retorno. Por isso, é mais comum ver pessoas de classe média e acima (a partir da C) procurando os sistemas fotovoltaicos.
Essa característica pode estar presente em diferentes tipos de clientes. Por exemplo, um grupo de pessoas que formam uma cooperativa ambiental podem se tornar consumidores de energia solar. Ou até mesmo ONGs e projetos sociais podem usar a tecnologia para se beneficiar. Normalmente, é possível achar esse tipo de consumidor em feiras e eventos sobre tecnologia e sustentabilidade.
Ao encontrar alguém que se encaixe em uma das características do perfil de cliente ideal, é preciso mostrar os benefícios da energia solar. Isso não se trata de apenas vender um produto, afinal, o sistema fotovoltaico realmente tem sua importância no meio ambiente e na sociedade.