O foco do SDR é bem específico, com forte atuação analítica. Um bom profissional de SDR precisa ter experiência com estratégias de marketing de atração, para que possa ajudar o vendedor a realizar seu primeiro contato inicial com o cliente. Veremos a seguir as principais funções do SDR.
Todo lead gerado por uma empresa precisa ser devidamente avaliado. Para fazer isso, conte com a ajuda de formulários, que vão te ajudar a distinguir o interesse das pessoas nos materiais que sua empresa tem a oferecer.
Com os leads qualificados em mãos, é hora de abordá-los para entender mais sobre as suas intenções. A análise feita anteriormente possibilita um maior entendimento sobre a expectativa do cliente, para que sua abordagem seja direcionada de forma mais adequada.
Quem trabalha com vendas ou tem alguma relação com quem exerce essa função sabe que sua agenda pode ser muito apertada. Afinal, é preciso fazer demonstrações, follow-up, negociação, envio de contrato, etc. O tempo é um dos seus recursos mais valiosos, e por isso é tão importante que exista uma função para “preparar o terreno” antes das vendas em si.
Quando chegar a hora de encaminhar o lead para a equipe de vendas, é importante convencê-lo a respeito da próxima etapa, destacando a importância de fazer uma reunião com o vendedor. Isso não pode ser feito de maneira abrupta, afinal é preciso se preocupar também com a construção de uma relação de confiança do potencial cliente com a sua empresa.
Por meio da triagem realizada nos primeiros contatos com o lead, o SDR consegue agir como um “filtro” no funil de vendas da sua empresa, certificando-se de que apenas leads qualificados cheguem à equipe de vendas. Assim, garante que a agenda do vendedor seja ocupada com oportunidades que realmente apresentam chances de fechamento.