Como fazer os Reels desempenharem melhor e atrair novos seguidores de energia solar?
Embora seu uso não seja particularmente difícil, uma dúvida muito comum é como utilizar essa ferramenta para criar conteúdos legais e atrair novos seguidores. Separamos algumas especiais que vão te ajudar a fazer Reels criativos e aumentar o engajamento em suas redes. Confira a seguir.
A preparação começa antes mesmo de fazer o seu Reels. Antes de gravar o vídeo, é importante ter um tema e até mesmo o tempo de duração estabelecidos. Vale a pena investir um tempinho para fazer um planejamento. Assim, quando você for gravar, já terá em mente exatamente o resultado que deseja e o que precisa fazer para alcançá-lo.
Engana-se quem pensa que os filtros servem apenas para deixar um vídeo mais bonitinho ou engraçado. Eles funcionam como verdadeiros efeitos especiais da sua mini-história. Além disso, também aumentam as chances dos algoritmos da plataforma priorizarem o seu conteúdo, já que o Instagram tende a favorecer usuários que exploram seus recursos.
É importante ter esse tipo de estratégia como prioridade e estendê-la aos Reels. Ao fornecer conteúdo informativo, você se destaca em relação à concorrência, atrai as pessoas interessadas em saber mais sobre energia solar, e ainda se posiciona como uma referência no setor.
Para tornar seu vídeo ainda mais atrativo, você pode criar uma imagem mais elaborada e criativa para servir de capa.
Aplicativos como o Canva, VSCO, Adobe Lightroom e Snapseed são algumas das ferramentas que podem te ajudar com isso.
Ou seja: nada de reciclar materiais utilizados nas redes sociais vizinhas! O algoritmo do Instagram consegue identificar quando isso acontece, e pode penalizar as contas que fazem isso ao diminuir seu alcance e a relevância do conteúdo.
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O próprio Instagram orienta os usuários a usarem as músicas disponíveis na biblioteca da rede ou os áudios mais populares para criar Reels. Essa prática favorece a descoberta de conteúdo, e o seu vídeo terá mais chances de aparecer na aba Explorar da plataforma.
Observe se há alguma música em especial que está sendo muito utilizada, uma coreografia ou um efeito que viralizou recentemente. Salve esses recursos e planeje formas de implementar isso em seu conteúdo.
Isso mostra aos seus seguidores que sua empresa é antenada e dinâmica, e consegue acompanhar as principais tendências do momento. Assim, há mais chances de que fiquem de olho e dêem mais importância ao que você produz.
Uma das iniciativas mais importantes em relação à criação de Reels é o uso de legendas. Isso possibilita que as pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e contempla também usuários impossibilitados de reproduzir som na hora que estão vendo o vídeo.
As legendas podem ser inseridas manualmente usando o próprio editor do Instagram, ou com o auxílio de aplicativos, como o CapCut, por exemplo, que além de criar legendas automáticas (você só precisará revisar a ortografia), oferece diversos outros recursos interessantes para edição de vídeo.
Usar entre 3 e 5 hashtags é o suficiente para que o algoritmo do Instagram entenda sobre o que é seu conteúdo, e indicá-lo para as pessoas que possam gostar dele. Lembre-se de usar hashtags que não sejam muito amplas, nem muito específicas. Tente encontrar um meio-termo adequado.
Dessa forma, seus seguidores poderão vê-lo quando for postado e também encontrarão mais facilmente quando visitar seu perfil, e isso aumenta as chances do vídeo se tornar relevante em outras abas da rede social.
Neste recurso, você pode verificar quantas contas foram alcançadas, quantidade de reproduções, curtidas, comentários, compartilhamentos e quantidade de perfis que salvaram o post. Com isso, você pode implementar melhorias constantes na produção do seu conteúdo.