Como fazer uma análise de concorrente?

Ponto circulado

Se destacar em relação à concorrência é fundamental para construir um negócio de sucesso

Para isso, é preciso ter o máximo de conhecimento a respeito das estratégias empregadas pelas outras empresas de energia solar

A análise da concorrência é uma prática importante para viabilizar o planejamento e gerenciamento de vendas.

Fazer uma análise de concorrente possibilita que sua tomada de decisão seja feita com base em informações e dados concretos, garantindo menos riscos ao seu negócio.

Junto com elas, também é importante levar em conta as informações referentes ao seu público-alvo, os resultados e histórico de suas vendas, entre outros fatores

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Como analisar a concorrência?

É preciso, antes de tudo, identificar quem são eles.

Os concorrentes podem ser divididos em três categorias: concorrência direta, secundária/indireta e substituta.

Concorrência direta

São aquelas que oferecem os mesmos produtos e serviços aos mesmos clientes e no mesmo território de sua empresa.

Concorrência secundária

Está relacionada com quem oferece produtos e serviços ligeiramente diferentes, ou visam uma clientela que se difere da sua, dentro do mesmo território.

Substituto

Oferece produtos e serviços diferentes aos mesmos clientes e no mesmo território.

Depois de identificar quais empresas são suas principais concorrentes, é hora de reunir informações sobre elas.

Alguns dos principais dados que você pode recolher devem estar relacionados aos produtos e serviços, preços, posicionamento.

Alguns dos principais dados que você pode recolher devem estar relacionados aos produtos e serviços, preços, posicionamento.

Analise os pontos fortes e fracos

Fazer essas observações é fundamental para encontrar uma vantagem competitiva. 

Afinal, esse é o objetivo principal ao fazer uma análise de concorrentes.

A partir disso, ficará mais claro o que você pode fazer para adaptar sua estratégia de modo a destacar os pontos fortes da sua empresa, e aprimorar os pontos fracos.

Fale com seus concorrentes diretamente

Ter esse tipo de iniciativa pode contribuir na construção de um relacionamento benéfico entre vocês.

Conversar com a concorrência pode te ajudar a reunir informações importantes para diferenciar sua empresa no mercado.

Identifique sua vantagem competitiva

Reunindo todas as informações orientadas até aqui, você será capaz de analisar o cenário de modo que possa identificar como pode obter uma vantagem competitiva.

Você precisa identificar qual o grande ponto forte que o torna diferenciado em relação às demais empresas do setor de energia solar.

Isso vai te ajudar a desenvolver e fortalecer seu posicionamento de marca e, consequentemente, a relação com seus clientes.