A American Farmland Trust (AFT), Edelen Renewables e Arcadia anunciaram uma parceria chamada “Farmers Powering Communities” para combater as mudanças climáticas por meio do desenvolvimento de energia solar.”
Com isso, o projeto visa proteger as terras agrícolas e pecuárias dos Estados Unidos para o cultivo de alimentos, combustível e fibra. Além disso, é uma forma de unir o desenvolvimento sustentável e a agropecuária.
A parceria oferece a mais agricultores a oportunidade de um novo fluxo de receita e leva energia renovável para comunidades onde ainda não estava disponível. Ou seja, oferece uma fonte de eletricidade com custos abaixo dos encontrados no mercado habitual.
A Farmers Powering Communities promoverá projetos solares comunitários de 25 a 50 acres para fornecer energia verde para aqueles que não têm acesso à energia solar no telhado. Assim, conectando-os a fazendas solares locais e trazendo resiliência a mais americanos.
Entenda como funciona a parceria pela energia solar
A parceria identifica os melhores terrenos para novos parques solares, estabelece instalações e as liga a fornecedores de energia locais que fornecerão eletricidade aos moradores a custos inferiores à média do mercado. Juntos, os parceiros trabalharão para criar 500 MW de capacidade de energia solar comunitária em cinco anos.
Os princípios do Smart Solar da AFT guiarão a localização do desenvolvimento para garantir que ele priorize a localização solar dentro do ambiente construído (telhados, garagens, valas de irrigação).
Bem como, em terrenos perturbados e contaminados (brownfields, aterros sanitários, áreas de mineração recuperadas) e, por último, em áreas marginais, terras agrícolas em vez de terras agrícolas nobres.
Onde acontecer o bom desenvolvimento de energia solar ocorre em boas terras agrícolas, a instalação deve ser agrivoltaica (ou de uso duplo). Assim, permitindo que a agricultura ou a pecuária continuem em conjunto com a produção de energia solar.
À medida que a indústria constrói novas fontes de energia solar, é fundamental não prejudicar os sistemas agrícolas, que ajudam a combater as mudanças climáticas ao ajudar no equilíbrio das taxas de carbono.
Futuro do projeto e sua expansão
“Os agricultores estão na linha de frente das mudanças climáticas, enfrentando eventos climáticos extremos que afetam suas colheitas, gado e meios de subsistência”, disse John Piotti, presidente e CEO da AFT.“ Também sabemos que as fazendas podem ser parte da solução para a crise climática.
As terras agrícolas podem extrair carbono do ar para reconstruir o solo quando cultivadas usando práticas inteligentes, como culturas de cobertura e plantio direto.
Precisamos aumentar drasticamente a produção de energia solar, mantendo nossas fazendas e ranchos. É disso que se trata essa parceria: fazer a energia solar da maneira certa e colocá-la no lugar certo é o que chamamos de Smart Solar.
O desenvolvimento começará em 2023 em vários estados que têm programas solares comunitários ativos, somando 14 no total. A parceria também acelerará o acesso solar comunitário em todo o país por meio da defesa de políticas estaduais e federais.
Dessa forma, os Estados Unidos tomam mais um passo no caminho de projetos sustentáveis e produtivos. Modelos como esse podem ser.
Quer ficar atualizado?
Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!