Cada vez mais os aeroportos, principalmente nos Estados Unidos, estão investindo na ampliação de geração de energia solar. Atualmente, o Aeroporto Internacional Washington Dulles é o que indica que fará um alto investimento na tecnologia.
Caso o projeto realmente aconteça, ele se tornará o com maior capacidade de energia limpa em todo o país. Além disso, os dados estimados é que a eletricidade gerada seria capaz de abastecer cerca de 37 mil casas.
Conheça o projeto de energia solar no aeroporto
A princípio, o desenvolvimento aconteceria através da parceria com a Dominion Energy. Dessa forma, mais de 835 acres de terras receberiam a instalação de painéis de energia solar.
Assim, a geração de energia limpa atingiria a capacidade de mais de 100 MW (megawatts). Além disso, uma bateria de armazenamento de 50 MW também faz parte do complexo de energia sustentável.
Bem como a expectativa é que até o ano de 2045, as fontes de toda a energia do Aeroporto de Dulles sejam renováveis. Também, até 2050, a meta é que o aeroporto seja livre da produção de carbono.
Outro ponto é que a grande quantidade de terras inutilizadas dentro do domínio dos aeroportos agora podem ter utilidade para geração de energia solar. Então, essa foi uma das maneiras que as gestões encontraram de aproveitar as concessões de espaço para benefício próprio.
Benefícios possíveis
A princípio, haverá a redução de custos pela queda do consumo de energia elétrica não renovável. Assim, isso possibilita que o dinheiro gasto com o pagamento dessa despesa tenha outro destino. Como por exemplo, na melhoria da própria infraestrutura, contratação de profissionais, logística e outras melhorias.
Além disso, as lojas internas do espaço do aeroporto também podem ter seus benefícios através da redução de custos. Por fim, isso também impactará na experiência e percepção das pessoas que utilizam o ambiente.
Contudo, alguns órgãos fiscalizadores apontam para o cuidado em relação à instalação dos painéis de energia solar. Segundo eles, os equipamentos podem atrapalhar a dinâmica dos aeroportos e causar acidentes nesses espaços que podem ser utilizados para emergências.
Dessa forma, o projeto pode demorar ainda para sair do papel. Pois os estudos ainda avançam para a melhor instalação e utilização da tecnologia. Mas, com certeza, os benefícios serão grandes em diversos aspectos.