Transferência de Créditos de Energia Solar:

Como transferir para outra pessoa?

É possível realizar a transferência, ou ainda compensação de créditos solares, porém existem regras da Aneel, o que torna necessário cumprir alguns requisitos para realizar tal negociação.

O que são créditos de energia solar?

Os créditos são a sobra da produção energética do sistema fotovoltaico, ou bonificação da concessionária, e têm validade de 5 anos para serem abatidos nas contas de luz, ou, podem ser transferidos.

Como funciona a transferência de créditos de energia solar?

A energia gerada em determinada unidade pode ser usada para abater a conta de energia de outras unidades que tenham o mesmo CPF ou CNPJ.

Autoconsumo remoto

Vale lembrar que não é possível abater a conta de luz de duas ou mais construções mesmo que estejam em seu nome, pois os créditos energéticos só podem ser usados com o mesmo CPF ou mesmo CNPJ.

A geração compartilhada é usada especialmente em condomínios, mas também pode ser usada entre vizinhos e familiares.

Geração compartilhada

Dois ou mais indivíduos que estejam dentro da mesma área da distribuidora investem em um único sistema de geração distribuída de energia.

Além de dividir os custos de instalação, o excedente de energia é dividido entre todos os participantes da geração compartilhada, gerando economia no final do mês para todos os envolvidos.

Nessa modalidade, é instalado um sistema central de geração de energia em que há a divisão das despesas para a instalação do sistema em percentuais pré-estabelecidos em contrato.

Condomínio solar

Cada unidade consumidora possui créditos e compensação independentes. Esse sistema pode ser usado em condomínios residenciais para ajudar a diminuir os custos da conta de todos os condôminos.

Quem pode realizar a transferência de créditos de energia solar?

Podem participar do sistema residências, comércios, condomínios, indústrias e demais negócios, basicamente qualquer um que tenha sistema fotovoltaico on-grid e se encaixe nos modelos acima.

Como realizar a transferência de créditos de energia solar?

Os locais que irão transferir e receber a eletricidade devem estar cadastrados pela mesma distribuidora e ambos precisam estar sob a mesma titularidade, seja uma pessoa física ou jurídica.

Quais as vantagens da transferência de créditos de energia solar?

Contribui para a proteção do meio-ambiente, afetando muito menos do que as hidrelétricas. Por isso, esta é considerada uma solução verde, com impactos mínimos e muito benefícios.

Sustentabilidade

O usuário pode dividir os custos de instalação e manutenção, ao mesmo tempo em que se aproveita das vantagens da estratégia em dois imóveis diferentes. É o famoso “unir o útil ao agradável”.

Economia

É possível adicionar a instalação das placas como benfeitoria do imóvel em seu Imposto de Renda. Além disso, é possível se aproveitar também das isenções que o governo dá à fonte renovável.

Impostos