Essa torre de energia solar é um tipo de usina operada que utiliza um design de torre para focar a luz do sol nela. Os espelhos focam a luz do sol em uma torre central que atua como receptor neste caso. Imagine uma pequena lupa que pode concentrar uma quantidade de luz solar em um feixe.
O calor poderia queimar uma pequena pilha de folhas secas e é essencialmente assim que uma torre solar coleta calor. Quando a luz do sol brilha sobre os campos cheios de heliostatos da torre de energia solar, cada espelho controlado por computador mede sua posição em dois eixos.
O layout e o posicionamento do campo de heliostatos são determinados pela posição da própria torre solar e sua localização geográfica. Os heliostatos mais próximos da torre solar são os mais eficientes, pois a luz solar refletida tem menos distância para viajar pelo ar.
A potência da energia solar refletida diminui com o aumento da distância, portanto, os heliostatos situados longe da torre solar são menos eficazes. Eles precisam de mecanismos de rastreamento extremamente precisos para manter a posição exata da luz solar refletida na torre.
As versões mais recentes agora usam líquidos e nitrato, incluindo 40% de nitrato de cálcio e 60% de óxido de magnésio. Este sal tem maior produção de calor do que a água, o que faz com que alguma energia térmica seja armazenada para aquecer a água que aciona as turbinas.