Quanto custa 1 placa solar?

O preço da placa no mercado brasileiro é diretamente influenciado por algumas variáveis, como o câmbio do dólar, taxas e impostos, já que a maioria das placas solares são importadas.

O preço de uma placa solar varia de acordo com alguns aspectos técnicos, como a sua potência, a empresa fabricante, a tecnologia e o tipo da célula fotovoltaica utilizada.

O custo de placas solares

Em média, o preço de uma única placa solar de 400 W (usados em projetos solares residenciais e comerciais) pode variar entre R$1.100 e R$1.500 quando adquiridas no varejo.

A eficiência da placa é uma variável importante de se considerar. Por exemplo, uma placa solar de 6.5% de eficiência pode custar, em média, U$0,36/W, e uma de 20.0% de eficiência, U$0,42/Watt.

É um equipamento composto por células solares fotovoltaicas interligadas em série com a função de produzir energia elétrica a partir da luz dos raios solares.

O que é uma placa solar?

Uma placa solar de 400 W pode produzir cerca de 2.000 Watts-hora (Wh) de energia por dia, em localizações com 5 horas diárias de radiação solar útil.

Isso é o equivalente a  aproximadamente 60 kWh quilowatt-hora (kWh) por mês, mas estima-se uma perda de 20% em sistemas on grid, e de 35% em sistemas off grid.

O dimensionamento é basicamente o planejamento da instalação do sistema fotovoltaico, e deve considerar a potência dos módulos e a análise do local.

Como calcular o número de placas solares?

Devem ser considerados: a média de radiação solar, a potência do painel solar e o consumo elétrico do imóvel, assim como a direção do telhado e a inclinação necessária que os painéis precisam ter.

Quanto maior a média de radiação solar (incidência da luz do sol em determinado), menos painéis solares serão necessários para suprir o volume de energia que a residência consome.

A quantidade de placas será determinada também pela demanda elétrica do imóvel, ou seja, quanto maior for o consumo, maior precisará ser a quantidade de módulos solares para atendê-lo.

Leia o artigo completo