Pensando em lhe auxiliar na hora de instalar o projeto solar em sua construção, separamos um post explicando mais sobre as estratégias usadas para camuflar o sistema fotovoltaico.
O projeto solar deixa a construção feia?
Depende exclusivamente do gosto pessoal de cada um. No entanto, existem algumas estratégias para camuflar o sistema solar para quem se incomoda com o design das placas.
É possível integrar o sistema de energia solar em residências já construídas e em projetos em construção, de forma que se crie uma harmonia entre a fachada e os painéis.
Sistema solar em imóveis construídos
Nesse caso, a empresa responsável pela instalação fará um projeto para a integração do sistema, que pode ser limitado dependendo do tipo de construção e às vezes não será possível ser camuflado.
Em telhados embutidos os painéis ficam inclinados e camuflados, já em telhados antigos, as placas são instaladas junto à queda d’água, o que dificulta que sejam camuflados.
Energia solar em plantas e imóveis em construção
Nesse caso, o planejamento pode ser feito de uma forma mais efetiva, e pode até fazer parte do design da fachada de forma inovadora e sustentável.
A principal vantagem é a possibilidade de deixar o sistema solar mais discreto e camuflado com a possibilidade de conduítes e cabos embutidos, a instalação pode ser feita de duas formas:
Integração fotovoltaica em edificações
1
Usa-se os painéis solares como parte estrutural da arquitetura. Nesse modelo, os painéis podem substituir elementos do próprio projeto arquitetônico.
Telhado solar
2
São feitas placas com design similar ao de telhas comuns e são integradas a elas, a fim de que a aderência nos telhados seja maior sem que fiquem notáveis, deixando a estrutura e estética harmoniosas.
Responsável pela conversão da corrente contínua para alternada. Não precisa ficar em um local específico, pois são feitos para funcionar sob radiação solar e chuva, o que facilita a camuflagem.
Cabos da string box
2
Devem ficar dentro de tubulações específicas, porque apesar de ter ligação direta com inversor, não podem ficar diretamente na radiação solar por motivos de segurança e bom funcionamento.
Quando o projeto solar é feito com o projeto arquitetônico, os cabos podem ser embutidos na construção, melhorando a estética da residência e facilitando o acesso dos fios ao inversor.