Uma dúvida recorrente é a diferença entre painel solar e placa solar. Neste story tratamos da diferença entre as duas tecnologias e qual é essa terceira que complica ainda mais a tomada de decisão.
Qual a diferença?
A grande verdade é que placas e painéis solares são o mesmo produto, apenas com nomenclaturas diferentes.
A grande confusão se encontra, então, no propósito de quem deseja utilizá-los, já que ambos podem trazer as mesmas vantagens ao consumidor.
A escolha entre placa e painel é, portanto, irrelevante, visto que ambos representam o mesmo propósito. O que você precisa entender é qual é o seu objetivo com esse projeto.
Geração de eletricidade
Função
As células fotovoltaicas presentes no sistema captam os raios solares e transformam-nos em energia — térmica e elétrica.
Estas podem ser utilizadas tanto para abastecer a rede de eletricidade de uma casa ou empresa quanto para aquecer a água de chuveiros, torneiras e piscinas.
Economia, especialmente a longo prazo
Processo silencioso que não atrapalha sua rotina
Energia limpa e renovável
Vantagens
Instalação fácil e rápida em qualquer tipo de telhado
Valorização do imóvel
Sistema de autogeração barato e com manutenção mínima
Vantagens
Aquecimento de água
Função
O grande objetivo não está mais em transformar a incidência solar em eletricidade, mas sim em aquecimento. Para isso, o dispositivo é construído com um captador solar e um reservatório térmico.
O processo é feito com a saída da água da caixa d’água e sua movimentação até o boiler, depois se dirige para o coletor solar, o qual tem como função absorver a radiação térmica e aquecer o líquido.
Economia na conta de luz mensal
Instalação e manutenção rápidas e simples
Valorização do imóvel
Mais sustentável
Vantagens
Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!