SOLFÁCIL

Dot
Burst

Embora pouco se fale sobre o assunto, é possível sim reclamar sobre a conta de luz alta, especialmente quando você desconfia que pode ter sido vítima de um erro de leitura do relógio. 

Gray Frame Corner

Como a conta de luz funciona

Em sua conta de luz você encontra os kWh consumidos e as taxas cobradas pelo governo, estado e município, além das taxas da companhia de eletricidade que atende sua região.

Dot

1

Além dos encargos e taxas, na sua conta de luz você também encontra o tipo de bandeira que está em vigor no período da leitura, podendo ser desde a bandeira verde, quando o kWh fica mais em conta, até a preta, quando o valor dobra.

Dot

2

Se na bandeira em vigor é a preta, esse pode ser um dos motivos para o aumento na sua fatura de energia. Porém, para ter certeza disso, uma dica é analisar os encargos e bandeiras da conta do mês anterior

Dot

3

Onde reclamar sobre a conta de luz alta?

O melhor lugar para fazer uma reclamação é ligando diretamente para a empresa que abastece a energia elétrica em sua casa.

Normalmente, depois de uma reclamação sobre o aumento na conta, eles enviam um funcionário para refazer a leitura do relógio.

Outra saída é mandar a foto do seu relógio com os números do consumo daquele mês, especialmente se a leitura tiver sido feita com base na estimativa do seu consumo.

você pode buscar ajuda do Procon da sua cidade ou da ANEEL.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

A última saída caso nenhum desses passos resolvam sua situação é buscar ajuda na justiça por meio de um advogado, já que esse tipo de atitude da empresa pode resultar em uma indenização por danos materiais e morais.

O que fazer quando a conta de luz vem alta?

Uma das saídas é entrar em contato com a empresa para tentar parcelar a fatura. No entanto, também é importante continuar utilizando algumas medidas para ajudar a economizar energia. 

Se seu uso de energia elétrica não pode ser diminuído e você já toma todos os cuidados para economizar, mas mesmo assim a conta continua vindo alta, uma boa saída é pensar em outras alternativas de fontes de energia, como a energia solar.

Buscando outras saídas

A energia solar fotovoltaica é um sistema que utiliza a luz do sol para transformar em energia, a fim de suprir a demanda da residência ou empresa

Onde reclamar sobre a conta de luz alta?