Onda de calor recorde alimenta boom de energia na Europa

NOTÍCIA

Seta

A onda de calor que varre o sul da Europa está impulsionando a produção de eletricidade solar a níveis sem precedentes na região. Com um aumento na capacidade solar, vários países quebraram recordes

Durante o primeiro semestre deste ano, a produção de energia solar na Europa aumentou quase 11% em comparação com o mesmo período de 2022, estabelecendo um novo recorde de 129,2 terawatts-hora.

As previsões em nível de país sugerem produção bem acima das médias de longo prazo para Espanha, Alemanha, Itália e França. Um fator significativo que é o notável aumento nas adições de capacidade em toda a região. 

A capacidade solar incorporada na Europa aumentou quase 20% em 2022 em comparação com o ano anterior. Dados da Ember revelam que todos os principais produtores solares registraram aumentos de capacidade de dois dígitos.

Embora a capacidade solar instalada seja um primeiro passo crucial para aumentar a geração de energia solar em qualquer país, outro fator significativo é o potencial teórico de geração solar de uma nação.

Os países localizados na metade sul do continente, onde a luz solar é mais abundante, obtiveram as maiores pontuações. Enquanto as nações do norte com céus mais nublados, obtiveram menor potencial solar.

Isso sugere que as concessionárias no norte da Europa provavelmente precisarão confiar mais em outras fontes de geração de energia limpa, especialmente a energia eólica, ao expandir sua capacidade renovável.

Enquanto isso, os produtores de energia do sul da Europa estão experimentando fortes taxas de produção de ativos solares, particularmente em meio à atual onda de calor, que traz horas de sol forte e ininterrupto.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar