Tradicionalmente dominado pelo silício, o mundo dos painéis solares está a passar por uma mudança transformadora devido à investigação da Universidade Brock.
O foco da pesquisa gira em torno dos nanocristais de perovskita como uma alternativa potencial para células solares em sistemas fotovoltaicos, que convertem a radiação solar em eletricidade.
Os nanocristais se apresentam como um substituto econômico para o silício. E o objetivo é atingir menos de um centavo por quilowatt-hora, o que é 15 vezes menor que o custo da tecnologia tradicional.
A aplicabilidade do material nanocristalino perovskita é digna de nota. Empregando uma técnica de spin-coating, pode ser aplicado sem esforço em qualquer superfície, formando uma película fina e uniforme.
Sendo que sua produção simples e de baixo custo o tornam altamente eficiente e acessível. Este avanço pode remodelar o panorama energético, especialmente no contexto da dependência de combustíveis fósseis.
Além disso, os pesquisadorestambém estão explorando o potencial dos cristais de perovskita em diversas aplicações além dos painéis solares. Como por exemplo, sua viabilidade em métodos de instrumentação médica.
O principal pesquisador ainda afima: "Agora que conhecemos o material, precisamos transformá-lo em um novo produto prático que irá promovera sociedade e, em última análise, melhorar a vida das pessoas."
Confira as últimas novidades do universo de energia solar