Janelas solares transparentes reduzem uso de energia em 40%

NOTÍCIA

Seta

O setor de edifícios comerciais tem chamado a atenção na Austrália devido ao seu consumo substancial de energia, respondendo por um quarto do uso de eletricidade do país e 10% do total de emissões de carbono.

Nesse cenário, a energia solar ganhou imensa força. O Australian Energy Market Operator prevê um aumento na capacidade do sistema fotovoltaico (PV) de 11,1 GW em 2019 para uma faixa de 22 GW a 50 GW até 2040.

Embora grande parte dessa capacidade aumentada provenha de tecnologias solares convencionais, como fazendas solares e painéis de telhado, uma inovação promissora está por vir.

O envidraçamento solar transparente, também conhecido como tecnologia de célula solar transparente, envolve a criação de painéis solares transparentes, geralmente usando vidro

A tecnologia de envidraçamento solar transparente gera energia consistentemente, reduzindo o consumo de energia, produzindo até 19 quilowatts-hora por dia, compensando cerca de 40% dos custos de energia.

A chave para isso são as nanopartículas embutidas na camada intermediária transparente que guiam a energia solar para as células solares situadas nos limites das unidades de vidro isoladas (IGUs).

Esta abordagem permite a captação de energia solar mesmo quando não há incidencia direta sobre a IGU. Sua colocação em paredes verticais e telhados inclinados aumenta ainda mais a produção de energia.

Com a sustentabilidade emergindo como uma preocupação central para os inquilinos de escritórios, essa tecnologia pode revolucionar o setor de edifícios comerciais.

E-book Grátis!

Guia para integradores de energia solar sobre boas práticas de gestão de custos dentro de seus negócios.