Conheça os maiores mitos e verdades sobre energia solar

10

10

As placas solares não funcionam quando chove

1

Lined Circle

Mito!!!

Em dias mais chuvosos, é natural que a produção de energia solar diminua, mas não significa que seu sistema ficará parado o dia todo sem gerar energia elétrica.

As placas solares não funcionam em dias nublados e frios

2

Lined Circle

Assim como dias de chuva, é natural que a eficiência do sistema de energia solar seja menor. Já em dias frios, desde que haja sol, a produção continua a mesma, sendo até mesmo mais eficiente em alguns casos, já que as placas tendem a funcionar melhor em temperaturas mais baixas.

Mito!!!

O sistema de energia solar precisa de manutenção constantes

3

Lined Circle

O único cuidado que você deve ter é em realizar a limpeza de tempos em tempos, a fim de evitar acúmulo de sujeira que pode impactar diretamente na sua produção de energia.

Mito!!!

 As placas solares podem durar mais de 25 anos

4

Lined Circle

Uma das principais vantagens do sistema de energia solar fotovoltaico é sua durabilidade, já que as placas são projetadas para durarem entre 25-30 anos.

Verdade!!!

O investimento alto não compensa o retorno

5

Lined Circle

Na grande maioria dos casos, a economia gerada com a instalação do sistema de energia solar faz com que as famílias recuperem o investimento entre 6-10 anos, e depois disso, passem a lucrar sem ter que pensar na manutenção.

Mito!!!

 É muito difícil conseguir crédito para financiamento de energia solar

6

Lined Circle

Atualmente, o Brasil possui diversas linhas de financiamento para que seja possível a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, e os juros possuem taxas mais baixas e possibilidade de financiamento de até 100% do projeto, como é o caso do financiamento feito na Caixa.

Mito!!!

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

A energia solar deixa a conta de luz mais barata

7

Lined Circle

Em muitos casos, a economia com a conta de luz pode chegar a 95% em residências com sistemas de energia solar fotovoltaico, especialmente em momentos em que a bandeira tarifária está entre a vermelha e a preta, com taxas de kWh mais caras do que o comum.

Verdade!!!

É necessário estocar a energia solar em baterias

8

Lined Circle

Nos sistemas On Grid, não há necessidade de baterias, já que quando seu sistema não estiver produzindo - períodos da noite - ou quando a produção for menor - dias de chuva ou nublados -, a própria rede de energia ficará responsável pela demanda energética da residência ou empresa.

Mito!!!

A boa notícia é que nos dias de muito sol, você acabará produzindo mais energia do que utiliza, e usará esses créditos para abater da energia usada da rede de distribuição pública.

É necessário solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico

9

Lined Circle

 Para que seja possível realizar a instalação do sistema de energia solar em uma residência ou empresa, é necessário solicitar uma autorização à concessionária de energia que atende a sua região, a fim de que os profissionais façam a análise e avaliação do sistema.

Verdade!!!

A energia solar não é segura

10

Lined Circle

 Os sistemas de energia solar são um dos mais confiáveis e seguros, além de serem um dos mais eficientes por usarem uma fonte de energia abundante e renovável. Afinal, a luz do sol está presente quase todos os dias.

Mito!!!

Conheça os 10 maiores mitos e verdades sobre energia solar

ou