Por que saber como economizar energia no notebook?
Ainda que muitos não saibam, o aparelho é um dos que mais consome energia no escritório. Para se ter uma noção, se ligado por 8 horas ao dia, este apresentará, sozinho, um gasto de 72 kWh ao mês, representando cerca de 40 reais em sua fatura.
Verifique as configurações do aparelho
10
O primeiro passo é verificar as configurações dele. Isso se dá porque muitos dos aparelhos vem de fábrica com ajustes pré-definidos, os quais, em geral, gastam mais a bateria.
Ajuste o brilho da tela
9
Talvez uma das dicas mais clichês para poupar a bateria do notebook e fazê-lo render mais é alterar o brilho.
Para isso, então, basta ir novamente às configurações do aparelho e ajustar o brilho para um nível que você consiga enxergar.
Aproveite do modo econômico
8
Com o objetivo de oferecer produtos mais sustentáveis e amigáveis ao meio-ambiente, boa parte dos aparelhos atuais conta com um modo econômico. A depender do fabricante, ele pode ter diferentes nomes, como modo noturno.
O interessante, porém, é que você pode personalizar os comandos para se adequar às suas necessidades.
Fique atento às conexões de Bluetooth e Wi-fi
7
Há alguns anos, quando os celulares não se conectavam com outros dispositivos, era comum deixar o bluetooth desligado. A principal motivação para isso era evitar que a bateria acabasse mais rápido. Hoje, entretanto, com relógios, fones de ouvido e até automóveis se conectando a eles, fica mais difícil fazer isso.
Desativar o bluetooth é uma boa maneira de poupar a bateria. Além dele, o wi-fi também explora bastante o aparelho. Sendo assim, se conseguir trabalhar offline, desligar a função pode ser bastante benéfico.
Considere os programas instalados e acessados
6
Na hora de economizar a energia de seu notebook verifique quais são os programas que você realmente utiliza constantemente.Muitas vezes, as pessoas baixam novas ferramentas que não se provam úteis. Ao invés de excluí-las, o usuário apenas deixa de acessá-la, fazendo com que ela continue a consumir a energia do aparelho.
Desconecte dispositivos externos
5
Uma atitude bastante inocente, que muitos fazem, e que infelizmente compromete o computador é deixar dispositivos conectados a ele.Estes podem ser pen-drives, cartões de memória ou mesmo um modem 3G.
Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove
Essa forma, o mais indicado é desconectar todos os dispositivos que possam estar plugados em seu computador. A velocidade deste irá ficar mais veloz, ele renderá mais e gastará menos.
Aproveite do modo Standby
4
Esta é o standby, uma programação para que o computador fique inativo, mas pronto para ser acessado. A dica é ideal para casos em que haverá uma pausa em sua utilização de até 2 horas.
Analise a temperatura
3
É interessante sempre analisar a temperatura do dispositivo para se prevenir. O ambiente também deve ser considerado, bem como a incidência de luz solar. De preferência, procure deixar o notebook em um local fresco e arejado, e nunca no sol ou em cômodos muito quentes.
De preferência, procure deixar o notebook em um local fresco e arejado, e nunca no sol ou em cômodos muito quentes.
Evite ligar e desligar o aparelho
2
Muitas pessoas, na tentativa de economizar no uso de energia, optam por desligar seu computador sempre que sem da sua frente. Na teoria, a medida pode parecer interessante, mas a prática se mostra o oposto. O que acontece, na realidade, é que o aparelho precisa de um grande esforço para religar.
Sabendo disso, o ideal, neste tipo de situação, é utilizar novamente o modo standby.
Pesquise bem antes de comprar
1
A grande verdade é que existem inúmeras alternativas no mercado e, por isso, uma boa busca é sempre recomendada. Como é de se imaginar, afinal, há modelos que consomem mais que outros.
Não à toa, diversos consumidores buscam a tabela de eficiência energética do INMETRO. Se for classificado como A, significa que é um aparelho com baixo consumo.