Seta

Grafeno: a nova aposta para uma energia solar mais eficiente

Apesar das inúmeras vantagens da energia solar, como limpeza, sustentabilidade e abundância, os painéis solares tradicionais à base de silício têm limitações tanto na eficácia quanto no custo.

Com sua notável condutividade elétrica, flexibilidade e transparência, o grafeno tem a capacidade de superar as limitações dos painéis à base de silício. Tornando-as mais eficientes e econômicas.

Por que usar grafeno nos panéis de energia solar?

Uma das vantagens mais significativas do grafeno é sua capacidade de absorver um amplo espectro de luz, incluindo comprimentos de onda ultravioleta, visível e infravermelho.

Maior eficiência para captação de energia solar

Essa propriedade permite que as células solares baseadas em grafeno capturem mais luz solar e a convertam em eletricidade com maior eficiência em comparação com as células tradicionais baseadas em silício.

Além disso, a flexibilidade e a resistência mecânica do grafeno permitem a integração de células solares em várias superfícies e estruturas. Além de aumentar sua durabilidade.

Flexibilidade e a resistência

A produção de silício envolve altas temperaturas e o uso de produtos químicos tóxicos, levando a emissões nocivas e poluição ambiental.

Melhor para o meio ambiente

Em contraste, o grafeno pode ser produzido por métodos mais ecológicos, como a deposição química de vapor, que opera em temperaturas mais baixas e envolve a decomposição de gases contendo carbono.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar