Energias renováveis: como escolas podem conscientizar

notícia

É senso comum em todo o mundo que as crianças são o futuro da sociedade e, por isso, é importante conscientizá-las. Dessa forma, as escolas têm um papel central em ensinar assuntos como sustentabilidade, energias renováveis, planejamento urbano e muito mais. É importante que se crie discussões sobre como o ensino brasileiro pode ter maior impacto em um futuro mais sustentável e consciente.

Moldura de canto cinza
Moldura de canto cinza
Ponto circulado

Como as escolas podem ensinar sobre energias renováveis

A princípio, é necessário que a área educacional esteja aberta para inserir esse tema que pode ajudar em projetos interdisciplinares.  A questão das energias renováveis está presente na Biologia, Física, Matemática, Geografia, Sociologia, História e demais matérias escolares.

É a partir da interdisciplinaridade que os indivíduos se tornarão adultos que conseguem refletir de maneira crítica sobre diversos aspectos da realidade. Para que as políticas favoráveis às energias renováveis aconteçam, é preciso que os jovens entendam sobre esses aspectos.

Interdisciplinaridade na sustentabilidade

Para tornar mais palpável essa discussão é possível pensar na questão biológica, química e física das energias renováveis. A conversão da incidência solar em energia já perpassa por essas 3 matérias escolares. Contudo, existem muitos outros aspectos dessas tecnologias que podem ser estudados.

Uma outra possibilidade é a de analisar gráficos, calcular eficiências e impactos das energias renováveis na sociedade, comprando-as com os combustíveis fósseis. Assim, Matemática, História, Geografia e Ciências Sociais também já são englobadas.

Além disso, é possível construir projetos e maquetes para feiras de ciência e discussão em sala de aula. Dessa forma, existe a passagem do conhecimento racional para o prático, ajudando na fixação das matérias. Ou seja, a questão da sustentabilidade e das energias renováveis é um prato cheio de possibilidades para os educadores. 

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!