Energia solar  on-grid ou off-grid, qual devo escolher?

Os sistemas on grid e off grid se diferem com relação à conexão, ou não, à rede pública de distribuição elétrica, o que determina a sua dependência dessa fonte de energia quando é necessário.

A forma de captação de energia é a mesma: a partir da irradiação dos raios solares, por meio do efeito fotovoltaico que acontece quando há tensão elétrica no material semicondutor.

On-grid

Esse sistema, também conhecido como grid tie, é conectado à rede elétrica pública, por isso é a opção mais comum instalada em imóveis residenciais e comerciais localizados em centros urbanos.

Em ocasiões nas quais o sistema não consegue gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública complementa com a energia restante.

Os custos das contas de energia mensais equivalem à diferença entre o total consumido e o total produzido. É cobrado do usuário apenas a energia consumida originada da rede pública.

Quando a produção do sistema é maior que o consumo, a energia excedente é enviada à rede e transformada em créditos, que podem ser descontados posteriormente.

Esse sistema é conectado à rede pública através de inversores interativos, que também convertem a energia gerada pelas placas solares em energia elétrica adequada para o uso de aparelhos domésticos.

Off-grid

Esse sistema é isolado, ou seja, não está conectado à rede de distribuição. Sendo assim, demanda o uso de baterias para armazenar a eletricidade produzida.

A energia excedente fica armazenada e disponível para gerar energia elétrica para o imóvel quando necessário, por exemplo, quando o sistema não está gerando energia solar.

Costuma ser mais caro por ser mais completo, porém, com algum tempo de uso esse valor acaba retornando, já que esse tipo de sistema oferece maior economia a médio e longo prazo.

Esse sistema é escolhido para atender situações específicas, como a eletrificação de cercas e postes de luz, bombeamento de água e de fazendas, comunidades e fábricas isoladas e centros de mineração.

Qual escolher?

Na hora de escolher leve em consideração a opção que melhor irá atender às suas necessidades e expectativas com relação à geração de eletricidade.

Para fazer a melhor escolha para a sua residência ou empresa, é imprescindível que você considere a sua realidade.

O sistema on grid é a solução mais procurada em regiões urbanas, porém, apesar de estar conectada à rede, está vulnerável a possíveis falhas de abastecimento por parte da distribuidora.

O sistema off grid é a melhor opção para áreas remotas, porém, também está suscetível às falhas de abastecimento, pois conta com alimentação contínua proveniente das baterias que compõem o sistema.

Se você deseja priorizar sua comodidade e possui um orçamento mais limitado, o sistema on grid provavelmente é a melhor opção para o seu caso.

Já se a instalação será feita em local remoto ou se você prefere garantir maior autonomia para geração da sua energia, o sistema off grid cobre melhor esses aspectos.