Energia solar industrial:

Fotovoltaica X Térmica

No setor industrial, tanto o sistema fotovoltaico, quanto o térmico têm suas vantagens e podem ser amplamente explorados. Neste story explicamos suas principais características e diferenças.

Energia solar Fotovoltaica

A energia fotovoltaica funciona a partir de painéis que absorvem a energia dos raios solares e a convertem em eletricidade.

É uma opção viável, prática e que requer manutenção mínima, representando, assim, uma grande vantagem para o setor industrial.

Essa tecnologia oferece alta durabilidade e precisa de pouca manutenção, o que reduz os gastos com despesas extras e pode ser adotada por empresas de qualquer porte e segmento.

A energia fotovoltaica é utilizada nas indústrias principalmente para garantir o funcionamento de motores e máquinas em geral, refrigeração, sistemas de segurança e iluminação.

Energia solar Térmica

Outra forma é através dos coletores e aquecedores solares, equipamentos desenvolvidos para transformar o calor do sol em energia térmica com a finalidade de promover aquecimento.

Essa tecnologia é também extremamente eficiente e econômica, com capacidade para reduzir em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.

Assim como a energia fotovoltaica, depende diretamente da energia solar para funcionar, portanto, seu desempenho decai em dias chuvosos, nublados ou durante à noite.

Seu ponto forte é a capacidade de fornecer calor, o qual pode ser utilizado em todos os processos que exigem determinadas temperaturas, é atualmente um recurso muito usado em diferentes indústrias.

Qual escolher?

As vantagens dos dois métodos são semelhantes. Ambas promovem economia considerável nas contas de energia; ajudam a reduzir as emissões de dióxido de carbono e são fontes renováveis.

Se a maior preocupação é a iluminação e o funcionamento de motores elétricos, a energia fotovoltaica é provavelmente a escolha mais segura.

Mas, se o que é preciso é a economia na hora de aquecer fluidos, a energia solar térmica é a escolha correta.

Ambas oferecem vantagens muito atrativas, e para potencializar a economia do seu negócio, você pode optar por apostar em ambas, o retorno para o seu negócio certamente será lucrativo a longo prazo.