As indústrias são as maiores consumidoras de energia e a maior causa do desperdício elétrico. Neste story explicamos algumas causas do desperdício e as melhores práticas para evitar isto.
O que pode levar ao desperdício deenergia?
Motores elétricos, refrigeração, ar comprimido e iluminação representam mais de 50% dos custos em energia elétrica da sua indústria, segundo informações da Confederação Nacional de Indústrias (CNI).
Além disso, também é importante ficar de olho nas esteiras em linhas de produção que carregam um número de produtos menor do que a sua real capacidade, pois isso reduz o desempenho e consome energia.
Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!
É importante sempre verificar se eles estão funcionando entre 75% e 90% da sua potência nominal. Isso é determinante para evitar o baixo fator de potência, que pode ser causado por vários motivos.
O baixo fator de potência causa o aumento da corrente que circula nas redes de distribuição de energia elétrica, o que prejudica a estabilidade e as condições de aproveitamento dos sistemas elétricos.
Uma forma de manter o controle sobre isso é usar uma fonte de alimentação de frequência variável, um conversor eletrônico de potência, que permite o controle da velocidade de rotação de um motor.
É fundamental realizar todas as manutenções preventivas no tempo adequado para evitar que as máquinas fiquem mal calibradas ou mal reguladas, o que também contribui com o desperdício de energia.
Atenção ao sistema de ar comprimido
2
Revise periodicamente os ramais de distribuição do ar comprimido, eliminando ramais que não estão mais em uso. Mantenha os filtros sempre limpos,e verifique periodicamente as condições do compressor.
Evite variações de diâmetros e curvas em excesso no sistema, inspecione a rede de distribuição, se há vazamentos, e verifique se a tomada de ar de admissão do compressor está fora da casa de máquinas.
Uso consciente da energia elétrica na iluminação
3
Pinte os ambientes internos, equipamentos, móveis e demais objetos do ambiente de cores claras, pois isso diminui a necessidade do uso de iluminação artificial.
Instale domus de iluminação, que também ajudam a favorecer a incidência da luz solar no local e têm um desempenho consideravelmente superior às janelas.
Para empresas onde as lâmpadas ficam acesas por cerca de 12 horas diárias, é importante optar por modelos mais econômicos, sustentáveis e duráveis, como por exemplo as lâmpadas de LED.
Para ter uma economia ainda mais significativa, vale a pena investir em um sistema fotovoltaico, pois este sistema é capaz de suprir até mesmo as grandes demandas e possui retorno financeiro rápido.