Energia elétrica em indústria:

Como evitar o desperdício

As indústrias são as maiores consumidoras de energia e a maior causa do desperdício elétrico. Neste story explicamos algumas causas do desperdício e as melhores práticas para evitar isto.

O que pode levar ao desperdício de energia?

Motores elétricos, refrigeração, ar comprimido e iluminação representam mais de 50% dos custos em energia elétrica da sua indústria, segundo informações da Confederação Nacional de Indústrias (CNI).

Além disso, também é importante ficar de olho nas esteiras em linhas de produção que carregam um número de produtos menor do que a sua real capacidade, pois isso reduz o desempenho e consome energia.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Como evitar o desperdício  de energia?

Cuidados com os motores e máquinas

1

É importante sempre verificar se eles estão funcionando entre 75% e 90% da sua potência nominal. Isso é determinante para evitar o baixo fator de potência, que pode ser causado por vários motivos.

O baixo fator de potência causa o aumento da corrente que circula nas redes de distribuição de energia elétrica, o que prejudica a estabilidade e as condições de aproveitamento dos sistemas elétricos.

Uma forma de manter o controle sobre isso é usar uma fonte de alimentação de frequência variável, um conversor eletrônico de potência, que permite o controle da velocidade de rotação de um motor.

É fundamental realizar todas as manutenções preventivas no tempo adequado para evitar que as máquinas fiquem mal calibradas ou mal reguladas, o que também contribui com o desperdício de energia.

Atenção ao sistema de ar comprimido

2

Revise periodicamente os ramais de distribuição do ar comprimido, eliminando ramais que não estão mais em uso. Mantenha os filtros sempre limpos, e verifique periodicamente as condições do compressor.

Evite variações de diâmetros e curvas em excesso no sistema, inspecione a rede de distribuição, se há vazamentos, e verifique se a tomada de ar de admissão do compressor está fora da casa de máquinas.

Uso consciente da energia elétrica na iluminação

3

Pinte os ambientes internos, equipamentos, móveis e demais objetos do ambiente de cores claras, pois isso diminui a necessidade do uso de iluminação artificial.

Instale domus de iluminação, que também ajudam a favorecer a incidência da luz solar no local e têm um desempenho consideravelmente superior às janelas.

Para empresas onde as lâmpadas ficam acesas por cerca de 12 horas diárias, é importante optar por modelos mais econômicos, sustentáveis e duráveis, como por exemplo as lâmpadas de LED.

Para ter uma economia ainda mais significativa, vale a pena investir em um sistema fotovoltaico, pois este sistema é capaz de suprir até mesmo as grandes demandas e possui retorno financeiro rápido.