O sistema fotovoltaico valoriza muito o valor do imóvel (qualquer que seja), o que supera o valor pago no sistema depois que se vende ou aluga o local. Neste story explicamos melhor essa valorização.
Então, como funciona?
Quem aluga imóveis alimentados pela energia solar fotovoltaica pode cobrar o seu uso de seus inquilinos somando um valor a mais no valor do aluguel devido à tecnologia implementada no imóvel.
Essa opção também é uma grande vantagem para o inquilino, pois gera mais economia comparado aos valores da distribuidora de energia, já que não há variação das bandeiras tarifárias ou outros tributos.
Ainda não se sabe o valor exato que pode ser acrescido a uma casa com sistema fotovoltaico instalado, mas o imóvel se valoriza além do valor investido no sistema, que pode variar de R$15 a R$50 mil.
Pesquisas recentes feitas pelo Green Build Council Brasil mostraram que a valorização de imóveis sustentáveis pode chegar a 30% no país, esse dado pode ser usado para ajudar na cobrança ao inquilino.
Vale pontuar que essa valorização tende a aumentar, pois cada vez mais pessoas se preocupam com a sustentabilidade e o meio ambiente, porém o que mais chama atenção dos investidores é a economia.
O proprietário do imóvel também tem a opção de remover o sistema fotovoltaico para instalá-lo em outra edificação, caso queira.
A tecnologia fotovoltaica se mostra cada vez mais flexível e adequada a diversos cenários, contextos e demandas. É fácil defendê-la, não é mesmo?! As vantagens são inúmeras para todos os envolvidos.