Como ampliar o sistema de energia solar?

Neste story explicaremos as funções do inversor dentro do sistema fotovoltaico e sanaremos a dúvida sobre a ampliação do sistema depois de ser instalado, se isto é possível ou não de ser feito.

Qual o papel do inversor solar?

O principal objetivo do inversor solar em um sistema fotovoltaico é realizar a conversão da energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua para alternada, a usada em casas e empresas.

O inversor solar é indispensável para que você possa utilizar a energia solar fotovoltaica para alimentar os utensílios elétricos que você usa no seu dia a dia.

Em residências, o inversor é comumente instalado perto do quadro de luz, em local abrigado do sol, do calor e da água.

Já no caso de mini-usinas comerciais e industriais, muitas vezes é construída uma sala especificamente para acomodar o inversor, já que para esses fins o aparelho é maior e ocupa mais espaço físico.

A potência do inversor solar vai depender da potência ou do tamanho do sistema que você deseja instalar.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Três maneiras de ampliar o sistema de energia solar

Colocando novos painéis solares usando o mesmo inversor: Instalar um inversor maior para ter a opção de colocar mais placas solares no futuro, caso deseje, essa costuma ser a opção com menor custo.

1

Quando for necessário ampliar o seu sistema fotovoltaico basta redimensionar o inversor solar considerando também a potência total com os novos painéis para aumentar a produção de energia.

Dê preferência para que a empresa que vai instalar os painéis adicionais seja a mesma que instalou o sistema original, e garanta que os novos painéis sejam iguais aos antigos.

Trocar o inversor e os painéis: Uma opção para ampliar o sistema quando não se encontra painéis compatíveis é trocar o inversor, porém essa opção não tem um custo tão baixo quanto a primeira opção.

2

Essa pode ser uma mudança interessante principalmente se você tiver investido inicialmente em um inversor mais barato, pois agora terá a oportunidade de substituir por um inversor de primeira linha.

Também é uma chance de adquirir um inversor solar maior e que possa funcionar com baterias. Nesse caso, procure por um inversor de modelo híbrido ou com protocolo de comunicação MODBUS.

2

Novo sistema fotovoltaico: Comprar um novo sistema e fazer a instalação perto do antigo também é uma boa opção, sua vantagem é não correr o risco de comprometer o funcionamento do sistema original.

Esse caminho pode até custar mais barato do que os demais, pois não será necessário mexer nas instalações já existentes.