Seta

Aproveitando a Energia Solar para Salvar Florestas e Reduzir a Dependência de Combustíveis Fósseis

Situada no interior, na costa norte do Panamá, fica a escola Hato Chami. O que diferencia esta modesta escola térrea na região de Hato Chami são seus aquecedores de água por meio da energia solar.

Apesar do Panamá ser um país quente, ainda existe a necessidade de calor, seja para água quente ou para cozinhar. Esta situação não é única na região, em que muitas famílias não têm acesso à água quente.

Os aquecedores elétricos de água são caros e, até recentemente, a energia solar permanecia inexplorada. Consequentemente, as comunidades recorrem frequentemente à lenha para aquecimento, levando à desflorestação.

Globalmente, as florestas absorvem 30% das emissões provenientes da indústria e dos combustíveis fósseis, mas a desflorestação continua, contribuindo para 11% das emissões de carbono. 

Além de combater a desflorestação, o aquecimento solar de água pode ajudar o Panamá a reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis, especialmente do gás de petróleo liquefeito.

Foram implementados 430 metros quadrados de aquecedores solares de água em vários locais, desde instalações de saúde e hospitais até hotéis, fábricas, fazendas e residências

Todas as instalações foram realizadas por trabalhadores locais, promovendo conhecimentos e cadeias de abastecimento locais. Essas conquistas destacam o potencial da energia solar térmica

A adoção de energias renováveis, como a energia solar térmica, oferece benefícios econômicos significativos para toda a região, estimando-se um ganho líquido de 1,3 mil milhões de dólares até 2050.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar