Na Suíça, uma startup chamada Sun-Ways teve a ideia de implementar painéis solares nos vãos dos trilhos de trem. O projeto ainda está em processo embrionário, mas é uma grande novidade para o setor de energia solar
Essa é uma nova forma de utilizar os sistemas fotovoltaicos em espaços considerados inúteis, afinal, nada é feito nos trilhos de trem. Essa é a primeira iniciativa com essa proposta e está agradando os investidores internacionais. Principalmente na Europa, que há um grande uso de trens.
Impacto do projeto
A ideia do projeto pode parecer inconcebível para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo é muito interessante. A empresa suíça desenvolveu um trem que utiliza um sistema de pistões para desenrolar os painéis solares ao longo dos trilhos.
Assim, facilmente eles são instalados nos trilhos de qualquer local que já tenha malha ferroviária própria. Além disso, é possível remover cada parte do sistema fotovoltaico para manutenção e limpeza.
No vídeo de concepção, é possível ver que os painéis solares se desenrolam como um tapete entre os trilhos. Além disso, a energia solar gerada poderia ser destinada às cidades por onde a malha ferroviária passa.
Ou seja, regiões montanhosas, entre cidades e comunidades afastadas poderiam se beneficiar deste projeto.
Quanto pode produzir esses painéis solares?
Por mais que alguns locais do mundo tenham uma boa malha ferroviária, não é a maioria dos países que possuem. Então, qual seria o impacto deste projeto? Segundo a própria startup, existem mais de 5 mil quilômetros de trilhos apenas na Suíça.
Caso cobrissem tudo isso com painéis solares, seria possível preencher 760 campos de futebol. Por fim, isso poderia gerar 1 TWh, o que equivale a 2% do consumo total de eletricidade no país por ano.
Além disso, a empresa quer também partir para outros países, como Itália e Alemanha, impactando ainda mais o setor. Para os donos do projeto, cerca de metade da malha ferroviária do mundo pode receber seu projeto.
Mesmo com a ideia inovadora, alguns problemas foram levantados. Um exemplo foi a alta vibração que os trens geram, que levantam poeira e cascalhos do chão. Isso poderia gerar microfissuras nos dispositivos, afetando o desempenho e gerando custos de manutenção.
Por outro lado, a Sun-Ways afirma que seus painéis solares são mais resistentes que os residenciais. Possuindo tecnologia o suficiente para garantir o bom funcionamento e a segurança de todos.
Além disso, escovas presas nas extremidades do trem da empresa fazem a limpeza e podem ser utilizadas com a frequência necessária. Bem como, há um sistema de monitoramento do funcionamento dos painéis. Assim, é possível saber se houve algum dano em um setor específico da malha ferroviária.
Fonte: Euro News
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.