CRM Operacional: um guia completo sobre essa ferramenta para empresas de energia solar

Se você acompanha nosso blog, provavelmente já viu alguns dos nossos posts sobre as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente), que, como o próprio nome já sugere, facilita o gerenciamento das interações e histórico de compra dos clientes, entre outros aspectos inerentes ao seu relacionamento com a empresa. 

Mas você sabia que existem diversos tipos de ferramentas de CRM? Os principais são: Cooperativo, Analítico, Estratégico e Operacional. Esse último será o assunto tratado neste artigo.

Confira a seguir o que é o CRM Operacional, como ele funciona e o que pode oferecer para as empresas de energia solar. Boa leitura! 

O que é CRM Operacional e como ele funciona?

As ferramentas de CRM seguem a estratégia de gestão que visa aprimorar a interação da empresa com seus clientes, para aumentar a satisfação, fidelização e rentabilidade. Existem diferentes tipos de CRM, sendo o CRM Operacional um deles.

Ou, melhor dizendo, ele pode ser definido como uma parte de um sistema maior. O CRM Operacional é responsável pela gestão das tarefas do dia a dia de diferentes departamentos de uma empresa. Isso inclui os departamentos de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Sua principal função é coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre os clientes e as oportunidades de negócio da empresa.

Conheça mais afundo o CRM Operacional

Além disso, ele também automatiza determinadas tarefas (atualização de status de uma venda e lembrete de follow-up, por exemplo) e promove a integração entre diferentes departamentos.

Sendo assim, as ferramentas do CRM Operacional geralmente incluem sistemas de gerenciamento de contatos, de vendas, de marketing e de suporte.

Por meio desses sistemas, a ferramenta automatiza processos, integrando dados e informações, permitindo que as equipes tenham uma visão completa do cliente e possam tomar decisões mais efetivas.

Ele se difere do CRM Analítico, que se concentra na análise dos dados dos clientes para identificar padrões de comportamento e tendências de mercado.

O CRM Operacional é focado na automação das atividades operacionais, possibilitando a realização de campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas, bem como a geração de relatórios para aprimorar a gestão do negócio.

O CRM Cooperativo ou Colaborativo, por sua vez, tem como objetivo aprimorar a colaboração interna da empresa, permitindo que as equipes trabalhem juntas para resolver problemas, atender às necessidades dos clientes e realizar projetos em comum.

Como ele pode aprimorar ainda mais os processos de gestão da sua empresa de energia solar

Essa função é responsável por integrar todas as demais funções, facilitando a comunicação entre diversos setores da empresa. Ele envolve a comunicação e compartilhamento de informações em tempo real, garantindo que todos os envolvidos tenham acesso às informações relevantes.

Por fim, o CRM Estratégico é responsável pela gestão da estratégia de CRM como um todo, definindo objetivos, metas e métricas, além de orientar as ações a serem tomadas para alcançá-los.

Ele envolve a análise de mercado, a definição de segmentação de clientes, a identificação de oportunidades de negócio e o estabelecimento de planos de ação para atingir as metas estabelecidas.

Tendo essas especificações em mente, o CRM Operacional pode ser definido, basicamente, pela automação de processos operacionais relacionados aos clientes, enquanto os demais tipos de CRM se concentram em análises de dados, colaboração interna e gestão estratégica do relacionamento com o cliente. 

Todas essas funcionalidades do CRM são importantes para uma gestão efetiva do relacionamento com o cliente. Ferramentas completas são capazes de agregar essas 4 opções em uma só interface, para que sejam utilizadas em conjunto para alcançar os objetivos de negócio.

Alguns especialistas mencionam um outro tipo de funcionalidade, que seria o CRM Social. Essa é uma abordagem mais recente, focada em monitorar e responder às interações dos clientes nas redes sociais e em outras plataformas de mídia. Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente nesses canais e, assim, aumentar sua fidelidade.

Mas é o CRM Operacional o responsável pela coleta das informações e do feedback de clientes, que alimentam todas as demais funções da ferramenta.

Obter Feedback é importantíssimo, e o CRM pode auxiliar a trabalhar esta questão

Além disso, diversas outras funções como suporte técnico, execução de follow-up, visitas presenciais, acompanhamento do funil de vendas e envio automatizado de propostas comerciais, tudo isso passa pelo CRM Operacional.

Ao usar tecnologia e processos para melhorar a eficiência e a eficácia das operações de atendimento, o CRM Operacional é considerado uma abordagem estratégica relevante para o gerenciamento de relacionamento com o cliente, ajudando a garantir uma experiência de compra superior.

Interessado em saber mais sobre essa funcionalidade? Confira a seguir todas as vantagens que o CRM Operacional tem a oferecer para a sua empresa de energia solar. 

Quais as vantagens que o este modelo oferece

Como você pode conferir acima, o CRM Operacional é uma funcionalidade de suma importância nesse tipo de ferramenta. Sendo assim, pode oferecer inúmeros benefícios e possibilidades para uma empresa de energia solar. 

Ao possibilitar que a empresa forneça um atendimento mais personalizado e eficiente, o CRM Operacional pode melhorar significativamente a experiência do cliente e sua satisfação em relação a sua empresa.

Rastreando as necessidades e preferências do cliente, tem a oportunidade de oferecer soluções personalizadas e ofertas promocionais relevantes, criando assim uma relação mais próxima e duradoura com seu público.

Devido à funcionalidade referente ao gerenciamento de vendas, possibilita que a empresa acompanhe o progresso e desempenho da equipe, e, além disso, estabeleça metas, monitore a eficácia das estratégias adotadas e mantenha um contato regular com os clientes.

Com isso, o CRM Operacional ajuda a aumentar a eficiência e produtividade da equipe, melhorando a qualidade do serviço e, consequentemente, gerando mais vendas.

Outra vantagem que essa funcionalidade oferece é em relação ao suporte oferecido ao cliente, possibilitando gerenciar de forma mais eficiente as solicitações de suporte (como assistência técnica, reparos e manutenção, por exemplo).

Um sistema eficiente de suporte pode reduzir o tempo de resposta e o tempo de resolução dos problemas, conquistando, assim, a confiança e a fidelidade dos clientes que precisam recorrer a ele. 

Tudo o que você precisa saber sobre este modelo de CRM

Após as solicitações, basta alimentar o histórico do CRM com todas as decisões tomadas e ações realizadas, e qual foi a reação do cliente.

Assim, sua empresa mantém uma base de dados precisa e confiável, atualizada constantemente com novos dados e informações, que, além de ser usada pelo pessoal do suporte, também, pode ser útil para os vendedores e pela área de atendimento ao cliente.

Outro benefício interessante que um CRM completo e com funcionalidade operacional pode oferecer é o envio de lembretes de follow-up via e-mail ou mensagem de texto, para que os consultores de vendas não corram o risco de esquecer de uma reunião ou de dar o retorno que o cliente está aguardando.

Com uma boa ferramenta de CRM, sua empresa de energia solar pode contar com um sistema completo, integrado e atualizado com informações e conhecimentos úteis para auxiliar na tomada de decisões. 

Se essas são vantagens que interessam a sua empresa, então vale a pena considerar o investimento em uma ferramenta de CRM. Clique aqui e confira quais são as principais ferramentas de CRM para empresas de energia solar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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