Se você acompanha nosso blog, provavelmente já viu alguns dos nossos posts sobre as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente), que, como o próprio nome já sugere, facilita o gerenciamento das interações e histórico de compra dos clientes, entre outros aspectos inerentes ao seu relacionamento com a empresa.
Mas você sabia que existem diversos tipos de ferramentas de CRM? Os principais são: Cooperativo, Analítico, Estratégico e Operacional. Esse último será o assunto tratado neste artigo.
Confira a seguir o que é o CRM Operacional, como ele funciona e o que pode oferecer para as empresas de energia solar. Boa leitura!
O que é CRM Operacional e como ele funciona?
As ferramentas de CRM seguem a estratégia de gestão que visa aprimorar a interação da empresa com seus clientes, para aumentar a satisfação, fidelização e rentabilidade. Existem diferentes tipos de CRM, sendo o CRM Operacional um deles.
Ou, melhor dizendo, ele pode ser definido como uma parte de um sistema maior. O CRM Operacional é responsável pela gestão das tarefas do dia a dia de diferentes departamentos de uma empresa. Isso inclui os departamentos de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Sua principal função é coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre os clientes e as oportunidades de negócio da empresa.
Além disso, ele também automatiza determinadas tarefas (atualização de status de uma venda e lembrete de follow-up, por exemplo) e promove a integração entre diferentes departamentos.
Sendo assim, as ferramentas do CRM Operacional geralmente incluem sistemas de gerenciamento de contatos, de vendas, de marketing e de suporte.
Por meio desses sistemas, a ferramenta automatiza processos, integrando dados e informações, permitindo que as equipes tenham uma visão completa do cliente e possam tomar decisões mais efetivas.
Ele se difere do CRM Analítico, que se concentra na análise dos dados dos clientes para identificar padrões de comportamento e tendências de mercado.
O CRM Operacional é focado na automação das atividades operacionais, possibilitando a realização de campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas, bem como a geração de relatórios para aprimorar a gestão do negócio.
O CRM Cooperativo ou Colaborativo, por sua vez, tem como objetivo aprimorar a colaboração interna da empresa, permitindo que as equipes trabalhem juntas para resolver problemas, atender às necessidades dos clientes e realizar projetos em comum.
Essa função é responsável por integrar todas as demais funções, facilitando a comunicação entre diversos setores da empresa. Ele envolve a comunicação e compartilhamento de informações em tempo real, garantindo que todos os envolvidos tenham acesso às informações relevantes.
Por fim, o CRM Estratégico é responsável pela gestão da estratégia de CRM como um todo, definindo objetivos, metas e métricas, além de orientar as ações a serem tomadas para alcançá-los.
Ele envolve a análise de mercado, a definição de segmentação de clientes, a identificação de oportunidades de negócio e o estabelecimento de planos de ação para atingir as metas estabelecidas.
Tendo essas especificações em mente, o CRM Operacional pode ser definido, basicamente, pela automação de processos operacionais relacionados aos clientes, enquanto os demais tipos de CRM se concentram em análises de dados, colaboração interna e gestão estratégica do relacionamento com o cliente.
Todas essas funcionalidades do CRM são importantes para uma gestão efetiva do relacionamento com o cliente. Ferramentas completas são capazes de agregar essas 4 opções em uma só interface, para que sejam utilizadas em conjunto para alcançar os objetivos de negócio.
Alguns especialistas mencionam um outro tipo de funcionalidade, que seria o CRM Social. Essa é uma abordagem mais recente, focada em monitorar e responder às interações dos clientes nas redes sociais e em outras plataformas de mídia. Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente nesses canais e, assim, aumentar sua fidelidade.
Mas é o CRM Operacional o responsável pela coleta das informações e do feedback de clientes, que alimentam todas as demais funções da ferramenta.
Além disso, diversas outras funções como suporte técnico, execução de follow-up, visitas presenciais, acompanhamento do funil de vendas e envio automatizado de propostas comerciais, tudo isso passa pelo CRM Operacional.
Ao usar tecnologia e processos para melhorar a eficiência e a eficácia das operações de atendimento, o CRM Operacional é considerado uma abordagem estratégica relevante para o gerenciamento de relacionamento com o cliente, ajudando a garantir uma experiência de compra superior.
Interessado em saber mais sobre essa funcionalidade? Confira a seguir todas as vantagens que o CRM Operacional tem a oferecer para a sua empresa de energia solar.
Quais as vantagens que o este modelo oferece
Como você pode conferir acima, o CRM Operacional é uma funcionalidade de suma importância nesse tipo de ferramenta. Sendo assim, pode oferecer inúmeros benefícios e possibilidades para uma empresa de energia solar.
Ao possibilitar que a empresa forneça um atendimento mais personalizado e eficiente, o CRM Operacional pode melhorar significativamente a experiência do cliente e sua satisfação em relação a sua empresa.
Rastreando as necessidades e preferências do cliente, tem a oportunidade de oferecer soluções personalizadas e ofertas promocionais relevantes, criando assim uma relação mais próxima e duradoura com seu público.
Devido à funcionalidade referente ao gerenciamento de vendas, possibilita que a empresa acompanhe o progresso e desempenho da equipe, e, além disso, estabeleça metas, monitore a eficácia das estratégias adotadas e mantenha um contato regular com os clientes.
Com isso, o CRM Operacional ajuda a aumentar a eficiência e produtividade da equipe, melhorando a qualidade do serviço e, consequentemente, gerando mais vendas.
Outra vantagem que essa funcionalidade oferece é em relação ao suporte oferecido ao cliente, possibilitando gerenciar de forma mais eficiente as solicitações de suporte (como assistência técnica, reparos e manutenção, por exemplo).
Um sistema eficiente de suporte pode reduzir o tempo de resposta e o tempo de resolução dos problemas, conquistando, assim, a confiança e a fidelidade dos clientes que precisam recorrer a ele.
Após as solicitações, basta alimentar o histórico do CRM com todas as decisões tomadas e ações realizadas, e qual foi a reação do cliente.
Assim, sua empresa mantém uma base de dados precisa e confiável, atualizada constantemente com novos dados e informações, que, além de ser usada pelo pessoal do suporte, também, pode ser útil para os vendedores e pela área de atendimento ao cliente.
Outro benefício interessante que um CRM completo e com funcionalidade operacional pode oferecer é o envio de lembretes de follow-up via e-mail ou mensagem de texto, para que os consultores de vendas não corram o risco de esquecer de uma reunião ou de dar o retorno que o cliente está aguardando.
Com uma boa ferramenta de CRM, sua empresa de energia solar pode contar com um sistema completo, integrado e atualizado com informações e conhecimentos úteis para auxiliar na tomada de decisões.
Se essas são vantagens que interessam a sua empresa, então vale a pena considerar o investimento em uma ferramenta de CRM. Clique aqui e confira quais são as principais ferramentas de CRM para empresas de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.