O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia de negócio que visa aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes, bem como aumentar a eficiência e a rentabilidade da empresa.
Pode parecer bom demais para ser verdade, mas tudo isso é possível de ser alcançado através da gestão das interações do cliente com a empresa, incluindo equipes de vendas, atendimento ao cliente, marketing e suporte técnico.
Segundo uma pesquisa realizada pela Smallbizcrm, uma plataforma de CRM permite melhora de 300% nas taxas de conversão de uma empresa. Essa otimização é decisiva para aumentar as vendas e, consequentemente, a rentabilidade da sua empresa de energia solar.
Ainda não está totalmente convencido sobre o impacto que uma boa ferramenta de CRM pode oferecer para o seu negócio? Então confira o artigo a seguir e saiba mais sobre esse assunto.
Por que investir em CRM é uma boa ideia?
Ter uma visão ampla e integrada do seu público-alvo e dos seus clientes é fundamental para ter controle sobre os negócios da sua empresa.
Em relação a isso, o CRM é uma plataforma muito útil, pois registra e organiza informações valiosas sobre dados de contato, histórico de compras, preferências, problemas de suporte e interações com a equipe de vendas. Dessa forma, ajuda a identificar oportunidades de venda, oferece suporte mais personalizado e antecipa as necessidades futuras do cliente.
Como resultado disso, favorece a aproximação entre empresas e clientes, aumentando a satisfação e fidelidade dos mesmos e, por consequência, potencializando os lucros da empresa.
Compreender as mudanças de perfil e se antecipar às tendências do mercado de energia solar são outros benefícios que o CRM oferece. Isso faz com que a implementação desse tipo de tecnologia nas empresas gere um aumento de 27% na taxa de retenção, de acordo com o relatório do Smallbizcrm.
A gestão integrada e unificada das informações dos consumidores permite gerenciar adequadamente as etapas de pré e pós venda, proporcionando uma experiência mais satisfatória ao cliente, o que influencia na retenção e na fidelização.
Isso também interfere na capacidade da empresa de identificar os problemas e desafios do consumidor e fazer mudanças e adequações estratégicas na jornada de compra de forma a responder suas expectativas com mais efetividade.
Além disso, o CRM permite que a empresa automatize tarefas repetitivas, como o envio de e-mails após uma venda ou o agendamento de ligações de follow-up com clientes potenciais. Isso ajuda a economizar tempo e recursos, permitindo que a equipe se concentre em tarefas mais importantes e em atender melhor os clientes.
O CRM também ajuda a personalizar a comunicação e ofertas de acordo com as necessidades e interesses do seu perfil de consumidor, o que pode aumentar a eficiência da empresa e aumentar a satisfação do seu público.
Além disso, o CRM pode ajudar a identificar oportunidades de upselling e cross-selling, ou seja, a venda de produtos ou serviços complementares ou adicionais aos já adquiridos pelo cliente.
Em resumo, o CRM é uma estratégia de negócio fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar a satisfação dos clientes, maximizar as vendas e aumentar a eficiência da equipe.
Confira a seguir como o CRM ajuda em relação à segmentação e gerenciamento da sua carteira de clientes.
Como selecionar e gerenciar clientes com a ajuda do CRM?
Para selecionar e gerenciar clientes de energia solar com CRM, é importante seguir alguns passos.
Comece definindo os critérios de seleção. Antes mesmo de iniciar sua procura por clientes de energia solar, é importante definir quais são os critérios que você considera importantes para selecioná-los.
Por exemplo, você pode considerar o tamanho da instalação, a localização, o tipo de propriedade (residencial, comercial ou industrial) ou o orçamento disponível.
Em seguida e com base nos critérios definidos na etapa anterior, crie uma relação de potenciais clientes. Você pode utilizar diversas fontes para encontrar esses clientes, como buscas na internet, participação em feiras e eventos, anúncios em jornais e revistas, entre outros.
O próximo passo é armazenar as informações dos clientes na sua plataforma CRM: Ao encontrar um potencial cliente, é importante registrar suas informações, como nome, endereço, telefone, e-mail, entre outros.
Também é importante registrar dados sobre o projeto fotovoltaico, como o tamanho da instalação, o orçamento disponível e o prazo para a realização do projeto.
Utilize o sistema de CRM para gerenciar as interações com os clientes, incluindo ligações, e-mails, reuniões e outras formas de comunicação estabelecidas desde o primeiro momento desse relacionamento.
Isso permite ter um histórico das interações com cada cliente e saber exatamente onde cada um está no processo de venda.
O CRM também serve para monitorar o desempenho dos clientes após a instalação do sistema de energia solar. Isso permite identificar eventuais problemas ou oportunidades de oferecer outros serviços.
Em resumo, a implementação de uma plataforma CRM em sua empresa de energia solar vai ajudar, sobretudo, a criar etapas para o seu processo de vendas. Com isso, você facilita o trabalho dos seus funcionários e aprimora a jornada do cliente, para que ele tenha a melhor experiência possível com a sua empresa.
Com esse investimento, você potencializa o valor que cada cliente oferece para a sua empresa. Quer entender melhor como isso acontece? Veja o próximo tópico.
Como a ferramenta agrega valor ao cliente?
Há diversos aspectos que reforçam o argumento de que o CRM aumenta o valor que o cliente tem para a empresa.
Para começar, é uma plataforma que permite que a empresa conheça melhor clientes e potenciais clientes, e entenda suas necessidades e expectativas. Isso permite que a empresa ofereça um atendimento mais personalizado e eficiente, o que aumenta a satisfação do cliente.
E, como você deve saber bem, a satisfação do cliente é um fator importante para determinar a sua fidelidade em relação a uma empresa. Quando um cliente está satisfeito com a solução e o atendimento oferecidos, há maiores possibilidades de que ele continue comprando seus produtos ou serviços no futuro.
Na jornada do cliente, uma coisa inevitavelmente leva à outra. Quando um consumidor se torna fiel à sua empresa, ele tende a comprar mais produtos ou serviços ao longo do tempo e recomendar os seus serviços a outras pessoas interessadas em investir em energia solar, o que pode aumentar ainda mais a receita da empresa.
Além disso, o CRM também ajuda na redução de custos. Uma das principais vantagens da plataforma é possibilitar que a empresa seja mais eficiente na comunicação e atendimento aos clientes. Com isso, permite identificar problemas ou insatisfações dos clientes de forma rápida e resolver essas questões antes que elas se tornem maiores, o que poderia trazer prejuízos.
Em resumo, o CRM aumenta o valor do cliente para a empresa porque aumenta a satisfação e fidelidade do cliente, aumenta a receita da empresa e reduz os custos de atendimento e comunicação.
Assim, cada cliente tem seu valor potencializado, o que contribui com os resultados da empresa e possibilita que cada consumidor tenha uma experiência única e personalizada em relação à sua empresa. Nada mal, não é?
Todos esses aspectos fazem do CRM um excelente investimento para melhorar as estratégias do seu negócio a médio e longo prazo. Os efeitos disso são visíveis e incomparáveis. Poucas ferramentas corporativas podem oferecer tanto para sua empresa de energia solar quanto um sistema de CRM.
Se você tem dúvidas de como escolher a ferramenta ideal para a sua empresa, não tem problema! Temos um conteúdo prontinho e completo para te ajudar em relação a isso. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as principais ferramentas para seu negócio de energia solar.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.